A Via reportou seu resultado do segundo trimestre com queda de 22% no canal online em relação ao mesmo intervalo do ano anterior. Contribuiu para o recuo o 1P (a varejista vende o produto para o marketplace, que realiza a venda e entrega), que retraiu 21,5%, fruto da maior exposição ao segmento de linha branca (lavadora de louça, freezer, ar-condicionado). Também o 3P (processo da venda à entrega) caiu 19,2% por causa da maior participação de itens de cauda longa (grande variedade de itens vendida em pequenas quantidades), que têm menor ticket médio. Compensando o online, o canal físico cresceu 13,4% e as venda de mesmas lojas aumentaram 11,8%. Com isso, a margem Ebitda avançou 2,9 p.p., apesar das pressões inflacionárias. Em nossa visão, o cenário de curto prazo ainda é desafiador, em função da desaceleração do e-commerce, decorrente da perda do poder de compra gerada pela inflação; do ambiente competitivo e do aumento do custo de aquisição de clientes, principalmente no ambiente digital.