Aluguel de Ações (BTB)
Enter content here. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Como oportunidade para diversificar e aumentar a rentabilidade da carteira de investimento, o empréstimo de títulos é uma prática na qual, em troca de uma taxa acordada, o detentor de determinados títulos (doador) autoriza sua transferência a um terceiro (tomador), conforme finalidades previstas nos procedimentos operacionais. O tomador do empréstimo é livre para vender esses ativos ou utilizá-los em outras finalidades, mas fica obrigado a devolvê-los seguindo o que foi combinado entre as partes.
A B3 atua como contraparte central de todas as operações, adotando para isso, rígidos critérios de controle de riscos e regras para o correto funcionamento do mercado.
A operação é realizada por intermédio da mesa de operações, que busca a pactuação das taxas e períodos entre doadores e tomadores, ficando a critério do cliente a disponibilização ou não dos ativos para aluguel.
Possibilidade de aumentar a rentabilidade da carteira sem se desfazer das ações, pois proporciona um ganho periódico, bem como fica assegurado todos os direitos e eventuais proventos, dividendos, bonificações, desdobramentos, subscrições, dentre outros.
Havendo a desvalorização de determinadas ações, em bolsa possibilitará o aluguel e posteriormente vende-la no mercado, neste caso, se a expectativa se confirmar poderá recompra-las por um preço menor e vende-las apurando-se ganho entre a venda e a recompra das ações.
O total exigido em garantias para uma operação de empréstimo é de 100% do valor dos ativos, mais um intervalo de margem específico para cada ativo. O intervalo de margem representa a volatilidade e a liquidez das ações e as condições gerais das empresas emissoras, classificando os papéis em diferentes intervalos de margem. Como regra geral os papéis com maior liquidez e menor volatilidade enquadram-se nos menores intervalos de margem.
Não existe nenhum risco associado ao doador do papel, porém para o tomador esta operação pode gerar riscos, dependendo das condições do mercado, e na elaboração das operações de recompra das ações.
Rua Boa Vista, 63 - 10º andar
São Paulo/SP
A Novinvest Corretora de Valores Mobiliários Ltda. é uma instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
CONSULTA A FATOS RELEVANTES DIVULGADOS NOS ÚLTIMOS 5 (CINCO) DIAS ÚTEIS
SP - 11 3292 - 2161
Nacional - 4020 - 0124
Ouvidoria - 0800 722 - 2285
ouvidoria@novinvest.com.br
Utilize o link abaixo para acessar a sua conta no CEI, diretamente no site da B3:
Acessar sua conta
A comunicação através da rede mundial de computadores esta sujeita a interrupções de sistemas, problemas oriundos de falhas e/ou intervenções de qualquer prestador serviços de comunicação ou de outra natureza, e, ainda, de falhas na disponibilidade e acesso ao sistema de operações e em sua rede, podendo impedir ou prejudicar o envio de ordens ou recepção de informação atualizadas, nos termos da instrução 380 da CVM. Na impossibilidade dos serviços de transmissão de ordens à NOVINVEST, por qualquer conexão automatizada ou plataforma de negociação, o CLIENTE poderá entrar em contato diretamente com a Central de Atendimento da Corretora, para transmitir suas ordens, sem qualquer custo adicional.