Oferta Pública

A Oferta Pública de Ações é quando uma empresa abre o seu capital pela primeira vez, e passa a ter ações negociadas na bolsa de valores (IPO-sigla em inglês), ou ainda quando esta oferece novas ações ao mercado em geral. O preço dos papéis será fixado conforme prospecto da Oferta, após o encerramento do período de reserva. Ao adquirir ações de uma companhia, o investidor torna-se seu sócio, passando a deter uma parte de seu capital.

O prospecto da oferta é um documento que informa sobre a distribuição da empresa ou fundo, o setor em que a companhia atua; de que forma serão investidos os recursos captados, e como os investidores serão remunerados em caso de fundos.

Ainda acrescenta informações como: perspectivas e planos da companhia; situação do mercado; os riscos do negócio; o quadro administrativo da empresa ou do Administrador e/ou gestor do fundo.

Para participar das Ofertas pela Novinvest é necessário que o investidor tenha em sua conta da corretora, o valor da reserva em ativos ou em dinheiro.

A Oferta Pública é considerado uma operação no mercado à vista.

O mercado à vista pode ser um tipo de poupança muito vantajoso, porém trata-se de um ativo de renda variável e assim sendo é considerado de risco. Por isso, antes de investir neste mercado, é importante avaliar qual a sua tolerância ao risco e se aprofundar na avaliação dos ativos que tem interesse.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE