A Vale comunicou que a Vale Canada Limited (VCL) não chegou a um acordo com a New Century Resources Limited (NCZ) para adquirir a sua participação de 95% na Vale Nouvelle Caledonie (VNC). Segundo a companhia, isso encerra um período de exclusividade com a New Century Resources que foi anunciado pela primeira vez em 25 de maio, posteriormente estendido em 28 de julho e que encerra hoje, 8 de setembro.
A companhia ressaltou que a busca inicial por compradores potenciais para a VNC seguiu um processo robusto e competitivo que envolveu uma extensa análise de experiência e capacidade, bem como um compromisso em cumprir as obrigações sociais e ambientais da VNC. Diante disto, a companhia relatou que dará início agora às etapas necessárias para colocar a VNC em care and maintenance, em preparação para um possível fechamento a operação, caso nenhuma solução sustentável seja encontrada nos próximos meses.
Por fim, a Vale reiterou que continua os esforços com o Estado francês, a Província do Sul da Nova Caledônia e a administração da VNC para alcançar um resultado positivo para as operações no futuro.