A Tupy e a então FCA (atualmente parte da Stellantis) anunciaram em 2019 a assinatura de um acordo de compra da operação global de ferro fundido da Teksid. Inicialmente, a aquisição envolvia quatro parques fabris: Brasil, México, Polônia e Portugal, além de participação na joint venture na China e estruturas administrativas nos EUA e na Itália. No entanto, devido a questionamentos levantados pelo órgão antitruste americano, que poderia adicionar um ano ou dois anos ao parecer, as partes envolvidas optaram pela reestruturação do acordo de aquisição de forma a chegar à conclusão da operação ainda em 2021. Com isso, a aquisição passa a englobar as unidades no Brasil e em Portugal, o que representa uma redução de 42% da capacidade instalada em relação ao primeiro anúncio feito. Apesar da redução da capacidade instalada envolvida na aquisição, o movimento acrescenta 270 quilotonelada por ano à Tupy (aumento de 40%) e mantém a maior parte das sinergias por incluir os ativos considerados como os de maior alinhamento estratégico. Além da sinergia operacional, a adição das operações brasileira e portuguesa trará uma importante carteira de contratos focados nos segmentos de caminhões pesados, máquinas agrícolas, máquinas de construção e aplicações industriais com players estratégicos (Iveco, CNH Industrial e Stellantis) e possibilitará o compartilhamento de conhecimento técnico em manufatura avançada e cross sell (venda de produto ou serviço adicional).