A semana começa com investidores locais buscando alinhamento com as principais praças internacionais após o feriado na sexta-feira (2) que manteve o mercado brasileiro fechado. Nos Estados Unidos, números melhores que o esperado do último relatório de emprego, o chamado “payroll”, reforçam expectativas de que a economia global vai continuar se recuperando dos efeitos da pandemia de COVID-19.
Mas o cenário interno segue preocupante com a pandemia fora de controle no Brasil, o aumento da inflação, o impasse sobre o Orçamento e ruídos políticos podendo limitar os ajustes hoje.
No campo corporativo, atenção para as produtoras de commodities que devem refletir o humor externo. O destaque fica por conta da Petrobras que divulgou vendas totais de diesel na ordem de 791 mil bpd (barris por dia), representando crescimentos de 35% e 17% quando comparadas às vendas no mesmo mês de 2020 e 2019, respectivamente. Também em março, a estatal superou o recorde de vendas de Diesel S-10, com baixo teor de enxofre, alcançando a marca de 416 mil bpd. Este valor supera em 2% o recorde anterior de 407 mil bpd, registrado em outubro de 2020.
A Braskem, por sua vez, inicia hoje a paralisação de parte de sua operação no Polo Petroquímico do Grande ABC (SP), para realizar a manutenção das unidades de Químicos e Polietilenos (Q3 CK, Q3 IN e PE7). A medida, que foi planejada há dois anos, terá investimentos de R$ 430 milhões em cerca de 40 projetos de melhorias e manutenção do complexo. A Braskem afirma que, para não causar impactos no fornecimento de produtos, planejou o aumento de seu estoque.
Outra peso-pesado que está no radar hoje é a Vale, após aprovação do programa de recompra de até 270 milhões de ações ordinárias e seus respectivos ADRs, proposto por seu Comitê Executivo. A soma equivale a 5,3% do número total de ações em circulação. O prazo do programa é de até 12 meses.
Além disso, na esteira do bom humor internacional nesta segunda, o minério de ferro fechou em alta de 0,53%, a US$ 168,48 a tonelada, no porto de Qingdao, na China.
Já na agenda, o destaque fica por conta da 6ª rodada de concessão de aeroportos, prevista para esta semana, que deve ser um importante termômetro de atratividade dos projetos de infraestrutura federais no meio da pandemia.
Na quarta-feira (7) é esperada a divulgação do Índice Geral de Preços ? Disponibilidade Interna (IGP-DI) pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e, na sexta-feira que vem, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve apresentar o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente a março.