Notícia

Termômetro do Mercado: Semana começa com vencimento de opções, balanços e dados da China

A semana começa com investidores atentos aos dados de atividade chinesa, que devem repercutir sobre ações de empresas produtoras de commodities, mas o vencimento de opções sobre ações na B3 pode adicionar volatilidade ao mercado acionário nesta manhã. A temporada de balanços intensa deve servir como pano de fundo, enquanto o mercado aguarda a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) na quarta-feira (17).

Hoje, a Eletrobras divulgará seus resultados do quarto trimestre de 2020, após o fechamento do mercado. A empresa adiou a publicação do balanço, prevista para a última sexta-feira (12), afirmando que o processo de conclusão e revisão das Demonstrações Financeiras não foi finalizado e disponibilizado para deliberação dos órgãos de administração. Direcional, Mitre, Positivo e JSL também estão programados para esta segunda.

Ainda no campo corporativo, atenção para a Petrobras que voltou a reforçar que os membros da diretoria e o presidente Roberto Castello Branco estão comprometidos a cumprir seus mandatos, que se encerram no dia 20 deste mês. A estatal lembra que após esta data, os mandatos serão estendidos automaticamente até que o conselho de administração delibere sobre a eleição do novo presidente e da diretoria.

O esclarecimento vem um dia depois da notícia apurada pelo Broadcast de que Castello Branco seria indicado pelos minoritários da Vale para ser presidente do conselho da mineradora.

Lá fora, as bolsas operam em terreno positivo de olho nos dados de produção industrial chinesa do primeiro bimestre de 2021. De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês), a produção cresceu 35,1% em janeiro e fevereiro sobre igual período de 2020. O resultado superou a expectativa de economistas consultados pelo Wall Street Journal, que previam alta de 30,5%.

Na comparação com o primeiro bimestre de 2019, quando a pandemia do coronavírus não havia paralisado as atividades na China, a produção industrial avançou 16,9%. Na margem, em fevereiro, o indicador avançou 0,69%.