Notícia

Termômetro do Mercado: Selic maior e PIB menor

Divulgado agora pela manhã, o Boletim Focus desta semana reviu suas projeções para a taxa Selic e para o PIB em 2022.

Segundo o documento do Banco Central, a Selic deve chegar ao fim deste ano em 11,75%. Na avaliação anterior era de 11,50%. Para 2023 a projeção foi mantida em 8%.

Já para o PIB a estimativa foi de queda. Saiu de 0,36% para 0,28% em 2022. Caiu também a estimativa para o PIB em 2023, que foi de 1,80% para 1,70%.

A inflação em 2021 também foi revista para baixo, indo de 10,01% para 9,99%. Para 2022 a projeção do IPCA continua sendo de 5,03%.

Amanhã, serão conhecidos os números finais da alta de preços no Brasil em 2021.

O mercado espera uma desaceleração do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, IPCA, em dezembro, ficando em 0,65% em relação ao mês anterior, quando avançou 0,95%. Para 2021 a estimativa dos economistas é de alta de 9,97%, também apresentando uma desaceleração, já que em novembro a projeção para os últimos 12 meses era de 10,74%.

Se concretizadas as estimativas, essa será a maior taxa de inflação anual desde 2015, quando fechou em 10,67%.

Completando a agenda econômica da semana, serão anunciados os números de novembro do ano passado do setor de serviços, na quinta-feira, e de vendas no varejo, na sexta.

Nos Estados Unidos também serão conhecidos os dados de inflação dos preços ao consumidor, com divulgação prevista para quarta-feira. A estimativa é que supere os 7% nos últimos 12 meses, aproximando-se do maior nível em quatro décadas. No dia seguinte serão conhecidos os dados de inflação dos preços ao produtor, que também deverão apresentar aumento.

Na sexta-feira, começa nos Estados Unidos a temporada de balanços referente ao quarto trimestre de 2021, com bancos como JPMorgan Chase, Citigroup e Wells Fargo divulgando os seus resultados, precedendo a abertura do mercado.

Antes, porém, o presidente do Fed, Jerome Powell, renomeado pelo presidente Joe Biden a mais um mandato à frente da instituição, será sabatinado pelo Comitê Bancário do Senado americano. A audiência de Jerome está marcada para amanhã.

Mercados

Após os três principais índices americanos recuarem na primeira semana de 2022, os índices futuros seguem a segunda-feira entre leves ganhos e perdas, enquanto os mercados europeus operam muito próximos da estabilidade.

Já as bolsas asiáticas fecharam a segunda-feira sem uma direção definida. O índice Nikkei, do Japão, caiu 0,03%, e o Kospi, da Coreia do Sul, recuou 0,95%. Já os Shanghai, da China, e o Hang Seng, de Hong Kong, subiram 0,39% e 1,08% respectivamente.

FMI

Em seu blog, o Fundo Monetário Internacional, FMI, noticiou que o impacto do aperto do Federal Reserve pode ser grande para as economias emergentes mais vulneráveis.

Segundo o Fundo, a combinação de crescimento lento e vulnerabilidades elevadas pode criar ciclos adversos para tais economias.

Últimas Corporativas

Vale e Usiminas

Devido às fortes chuvas em Minas Gerais, Vale e Usiminas anunciaram, nesta segunda-feira, a interrupção de parte das operações no estado.

A Vale paralisou parcialmente a circulação de trens na Estrada de Ferro Vitória a Minas e a produção nos Sistemas Sul e Sudeste, enquanto a Usiminas interrompeu temporariamente as operações da Mineração Usiminas, em Itatiaiuçu.

Omega Energia

A Omega Energia renovou, por mais dez anos, acordo para fornecimento de energia renovável para as operações da fabricante de produtos de saúde Cremer.

Suzano

A Suzano informou que irá distribuir R$ 1 bilhão em dividendos intercalares, o equivalente a R$ 0,7411 por ação.

O pagamento será feito em 27 de janeiro aos acionistas posicionados em 18 de janeiro.

Pague Menos

Com a abertura de 48 lojas no quarto trimestre de 2021, a rede de farmácias Pague Menos chega a 1.165 unidades em todo país, concluindo o plano de expansão orgânica que previa 80 inaugurações.

Smartfit

Pelo sétimo mês consecutivo a Smartfit registrou, em dezembro, aumento em sua base de clientes, com 23 mil novos frequentadores no mês. Alta de 0,9% em relação a novembro.

Vero Internet

Justificando as alterações das condições atuais dos mercados de capitais brasileiro e internacional, a Vero Internet desistiu do pedido de registro de oferta pública inicial de ações.

A operadora, controlada pela Vinci Partners, nasceu em 2019 e cresceu levando conexão ao interior do país.