O noticiário local centra as atenções dos investidores, especialmente na Bolsa de Valores, que deve refletir, em grande parte, ruídos sobre a condução da política de preços da Petrobras. Após a estatal anunciar ontem um aumento nos preços da gasolina e do diesel, o presidente Jair Bolsonaro considerou o reajuste como “fora da curva” e “excessivo”, dizendo que não pode interferir na petroleira, mas ressaltou que “vai ter consequência”.
Paralelamente, Bolsonaro anunciou que a partir de 1° de março não haverá qualquer imposto federal (PIS, Cofins e Cide) incidindo sobre o preço do óleo diesel por dois meses, enquanto o governo busca medidas para buscar zerar os tributos federais sobre o diesel.
A redução do PIS/Cofins no óleo diesel anunciada por Bolsonaro atende à demanda de caminhoneiros, base de apoio do presidente que tem pressionado o governo por conta do aumento do custo do combustível. Em ameaça indireta ao presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, o presidente citou que o comandante da estatal chegou a dizer que não tinha “nada a ver com os caminhoneiros”.
Com menos de uma hora de pregão, as ações da companhia registraram queda de mais de 5%, pressionando o Ibovespa. O principal índice acionário da B3 operava com queda de 0,78%, aos 118.268 pontos (na mínima).
Ainda sobre ações relacionadas às commodities, a Vale comunicou que o conselho de administração criou uma diretoria executiva exclusiva para o tema de Sustentabilidade. A área será chefiada por Maria Luiza de Oliveira Pinto e Paiva, que se juntará ao time da mineradora no próximo dia 15 de março.
Hoje, o minério de ferro registrou baixa de 0,86% em Qingdao (China), para US$ 173,55 a tonelada, após ter saltado quase 5% de ontem na primeira sessão depois do feriado lunar chinês. Apesar disso, lá fora, as principais praças operam com ganhos nesta manhã, embalados pelo otimismo sobre a recuperação da economia global diante de dados de atividade na Europa.
Consumo Interno
Destaque também para as ações da JHSF Participações, dona de negócios de luxo como o shopping Cidade Jardim, os restaurantes Fasano, o complexo de aeroporto e outlet Catarina, entre outros. A companhia registrou lucro líquido de R$ 189,2 milhões no quarto trimestre de 2020, queda de 10,4% ante o mesmo período de 2019. No acumulado do ano, a companhia obteve lucro líquido de R$ 638,9 milhões, aumento de 98,6% em relação ao ano anterior.
O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 206,6 milhões no trimestre, recuo de 33,2%, e totalizou R$ 837,5 milhões no ano, avanço de 33,5%. Já a receita líquida alcançou R$ 394,6 milhões no trimestre, alta de 111,3%, e R$ 1,171 bilhão no ano, expansão de 84,4%.
De acordo com a companhia, a queda nos resultados na comparação trimestral é explicada, principalmente, pela contabilização das Propriedades Para Investimento (PPI), que medem o valor dos empreendimentos do portfólio, mas sem efeito no caixa. No fim de 2020, essa rubrica gerou despesa de R$ 14,7 milhões pela transferência de participação nos shoppings Bela Vista e Ponta Negra para o fundo XP Malls, conforme acordo feito entre as partes. Um ano antes, houve uma receita de R$ 254 milhões pela incorporação de projetos em andamento, como obras de expansão dos shoppings Cidade Jardim e Catarina Outlet.
As ações de Raia Drogasil, por sua vez, podem repercutir a aquisição de 100% da participação acionária da Techfit. A finalização da operação, no entanto, ainda está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Com foco no desenvolvimento de plataformas digitais para a promoção de hábitos saudáveis, a plataforma da Tech.fit inclui aplicativos como Tecnonutri, Dieta e Saúde, Workout e Cuidai, que promovem alimentação saudável e atividades físicas por meio de programas nutricionais, planos de treinos e acesso a profissionais como Nutricionistas, Psicólogos e Educadores Físicos. Em 2020, mais de 31 milhões de pessoas acessaram os produtos da Techfit.
Já a Locaweb anunciou duas aquisições voltadas a pequenas e médias empresas (PMEs), pelo valor total de R$ 53,1 milhões: a fintech Credisfera, que oferece soluções de crédito, e a Dooca Commerce, plataforma de lojas virtuais que auxilia o lojista a criar, montar e gerenciar sua loja virtual e vender online.