Notícia

Termômetro do Mercado: Otimismo dá o tom desta terça-feira

O bom-humor do mercado da última segunda-feira dá sinais de que continuará no dia de hoje. As bolsas mundiais operam em alta nesta terça-feira, 25. Muito se deve à diminuição da tensão a respeito da inflação nos Estados Unidos. Na Ásia, todas as principais bolsas fecharam em alta. Na Alemanha, apesar do anúncio de queda no PIB devido à pandemia, pesquisa Ifo, sobre o clima de negócios, marcou 99,2 pontos em maio. É o maior patamar em dois anos.

No Brasil, o Ibovespa também foi bem. Encerrou o dia na casa dos 124 mil pontos, rompendo uma zona de estagnação que viveu na semana passada. As ações da área de varejo e tecnologia foram as que mais se destacaram. Se juntarmos a positividade vinda do exterior e o fechamento de um acordo entre Senado e Câmara dos Deputados para o andamento da reforma tributária, a expectativa é de iniciar um bom pregão nesta terça-feira.

Reforma Tributária

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou na noite de ontem, 24, que as duas Casas do Congresso dividirão os debates sobre a reforma tributária. Os senadores vão analisar uma proposta de emenda à Constituição para a unificação do ICMS e ISS num imposto de valor agregado, IVA, e uma nova proposta de Refis. A Câmara, por sua vez, analisará a criação da Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços, com a unificação do Pis/Cofins, além de mudanças no Imposto de Renda e sobre produtos industrializados.

Agenda

Ainda hoje serão anunciados dados sobre a confiança do consumidor, medidos pela Fundação Getúlio Vargas. A inflação preliminar de maio, medida pelo IPCA-15, registrou alta de 0,44% no mês, ficando abaixo do avanço de 0,55% projetado pelos analistas consultados pela Refinitiv.

Azul

A Azul anunciou o fim do codeshare com a Latam, mencionando a contratação de consultores para estudar ativamente as oportunidades de consolidação da indústria. De acordo com reportagem do Estadão, a Azul teria tentado comprar a operação brasileira da Latam, que teria recusado e anunciado o fim do codeshare, justificando com um desempenho da parceria abaixo do esperado. Como as três maiores empresas (Azul, Gol e Latam) possuem 99,6% de participação de mercado medido pelo RPK, vemos poucas oportunidades relevantes no mercado local.

Banco Inter

As units do Banco Inter foram o grande destaque do pregão da última segunda-feira, 24. Fecharam em alta de 24,83%, após notícias de reorganização societária e de acordo com a StoneCo, que comunicou o investimento de R$ 2,5 bilhões para a compra de parte do Banco Inter. A participação será limitada a 4,99% e se dará por meio de compra de novas ações emitidas pelo Banco.

BRF e Mafrig

A compra pela Mafrig de 24,23% da BRF acendeu a luz amarela da Comissão de Valores Mobiliários, CVM. Na própria sexta-feira, 21, quando a transação foi anunciada, ela abriu um processo para acompanhar notícias e fatos sobre o tema. Os próximos passos da autarquia vão depender de suas conclusões de como aconteceu a operação.

Ambipar

A Ambipar assinou contrato com a ENSCO e a Administração Ferroviária Federal (FRA) dos Estados Unidos para prestação de serviços no TTC, maior centro de treinamento de emergência com produtos perigosos do mundo. A Ambipar fica responsável pela capacitação dos profissionais de emergência, além de fornecer serviços emergenciais nas instalações do complexo que pertence ao Governo Federal dos Estados Unidos. O valor do contrato para a Ambipar será de US$ 10 milhões por ano por um prazo de 20 anos, iniciando em outubro de 2022. A companhia continua crescendo em ritmo forte por meio de aquisições e assinatura de novos contratos, seguindo seu plano divulgado durante o IPO.

Vale e Petrobras

De acordo com o levantamento Value Creators Ranking, feito anualmente pela Boston Consulting Group, Vale e Petrobras estão entre as 50 empresas do mundo com maior retorno aos acionistas. Elas são as únicas companhias brasileiras entre as 50 mais da lista. O ranking é divulgado há 23 anos e acumula os resultados dos últimos cinco anos. Ele mede os ganhos de preço das ações e de dividendos durante o período analisado. A Vale ocupa a 9ª posição. Acumula variação de 51% no intervalo, superior a empresas como Paypal, Apple e Amazon. A Petrobras, única companhia de exploração e produção de petróleo no levantamento, está na 24ª posição.