Notícia

Termômetro do Mercado: de olho no plano fiscal

O pregão desta quarta começou em ritmo de espera aqui e no exterior. Com a agenda de indicadores praticamente vazia, os investidores aguardam a ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e novidades sobre um pacote fiscal nos Estados Unidos. Na Bolsa local, diante das incertezas sobre a economia brasileira nos próximos meses, o investidor busca empresas mais dependentes do mercado externo, embalados pelas recentes divulgações de balanços e pelo comportamento do dólar.

Mais cedo, mesmo com o dólar sem firmar tendência nesta manhã, as ações de empresas exportadoras estavam entre as maiores altas do Ibovespa. Por volta de 11h15, Marfrig (+4,18%) puxava a lista na frente de JBSS3 (+3,90%), Gerdau Metalúrgica (+3,58%), Gerdau (+2,87%) e Usiminas (+2,54). Na outra ponta, destaque para Sabesp que caía 8,84% quando entrou em leilão. O Ibovespa marcava 101.612 pontos, com queda de 0,44%

Ainda sobre empresas ligadas às commodities, chama a atenção Petro Rio. A companhia divulgou, na noite passada, o início da produção no quinto poço do Campo de Tubarão Martelo. O poço foi conectado ao navio-plataforma FPSO OSX-3, que pertence à companhia. A vazão inicial do poço é de aproximadamente 3 mil barris de petróleo por dia.

Com isso, a PetroRio eleva em 40% a produção total do Campo de Tubarão Martelo, alcançando uma média de 10 mil barris diários.

Construção

Diante do momento bastante favorável, MRV Engenharia anunciou que estuda uma eventual oferta pública de distribuição de ações ordinárias (IPO, na sigla em inglês) da subsidiária Urba Desenvolvimento Urbano, que atua no setor de empreendimentos imobiliários com planejamento urbano e loteamentos de alta qualidade. No momento, segundo a construtora, estão sendo conduzidos “trabalhos preparatórios” para a oferta em conjunto com os bancos BTG Pactual, Bradesco BBI, Itaú BBA e Santander Brasil.