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Termômetro do Mercado: COVID-19 na Europa, pauta fiscal, balanços e Copom dividem atenções

A temporada de balanços e a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) dividem atenção com o mau-humor internacional em meio às restrições impostas por Alemanha e França devido ao aumento de casos da COVID-19 de forma acelerada. Paralelamente, a pauta fiscal americana, às vésperas da eleição presidencial, e o conturbado cenário político brasileiro continuam no pano de fundo.

Por aqui, no mercado acionário, o destaque desta manhã é a divulgação do balanço da Gerdau. A companhia registrou lucro líquido de R$ 795 milhões no terceiro trimestre, alta de 175% em relação ao mesmo período do ano passado.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado chegou a R$ 2,19 bilhões entre julho e setembro, avanço de 46% na mesma comparação. Já a receita líquida subiu 23%, passando de R$ 9,931 bilhões para R$ 12,222 bilhões.

Ainda hoje saem balanços de Vale, Petrobras, Grupo Pão de Açúcar, Magazine Luiza e Bradesco, segundo grande banco (após Santander ontem) a divulgar os números do setor financeiro.

Ainda no setor, depois de ter registrado no trimestre anterior o primeiro prejuízo da sua história, a Cielo voltou a lucrar, com ganho de R$ 100,4 milhões no terceiro trimestre. A adquirente, contudo, registrou queda de 71,5% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado.

Outra companhia bastante relacionada ao mercado interno que abriu seus números trimestrais foi Raia Drogasil. A rede de drogarias registrou lucro líquido ajustado de R$ 172,9 milhões no terceiro trimestre de 2020, alta de 13,4% ante os R$ 152,5 milhões apurados no mesmo período de 2019. Na mesma base de comparação, o Ebitda cresceu 10,5%, totalizando R$ 397,2 milhões.

Localiza, por sua vez, obteve lucro líquido de R$ 325,5 milhões no terceiro trimestre de 2020, crescimento de 59% na comparação com igual período de 2019. Segundo a empresa, os dados de lucro líquido, receita e Ebitda do trimestre figuraram como recordes na história da companhia. O resultado foi sustentado pela retomada do volume e preço no segmento de aluguel de carros e seminovos, assim como a redução na depreciação de R$ 43,8 milhões, positivamente impactada pelo aumento nos preços dos carros.

Do lado do varejo, vale acompanhar o comportamento das ações do Carrefour Brasil após a divulgação de números operacionais. As vendas totais da companhia aumentaram 27,3% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2019. Incluindo a venda de gasolina, o grupo vendeu R$ 19,276 bilhões. Já o crescimento LfL (que considera as vendas de mesmas lojas sem gasolina) foi de 26%, um recorde para a série histórica do grupo. O Atacadão registrou R$ 13,545 bilhões em vendas, uma alta de 31,3%. Enquanto isso, o varejo do Carrefour sem gasolina somou R$ 5,213 bilhões.

As vendas recordes apresentadas na data de hoje elevam as expectativas do mercado em relação a um forte resultado a ser divulgado no dia 10 de novembro para o 3T20. Nosso time observou vendas recordes de R$ 19,3 bilhões entre janeiro e setembro, o equivalente a 85% das vendas realizadas em todo ano de 2019. O faturamento do banco também contribuiu positivamente para o desempenho trimestral.

Telecom

A Telefônica Brasil, dona da Vivo, fechou o terceiro trimestre de 2020 com lucro líquido de R$ 1,212 bilhão, alta de 25,5% em relação ao mesmo período de 2019. No acumulado do ano, o lucro chegou a R$ 3,478 bilhões, baixa de 6,7% ante igual período do ano passado. O Ebitda no trimestre somou R$ 4,322 bilhões, recuo de 4,8%.

De acordo com a operadora, o avanço do lucro é decorrente da queda nas despesas com juros e com impostos. Também houve corte de custos nas operações por meio das iniciativas de digitalização do atendimento. Estes fatores compensaram a menor atividade comercial em meio à crise econômica provocada pela pandemia.