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Termômetro do Mercado: Copom provoca ajustes, mas balanços seguem como pano de fundo

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar os juros para 2,75% ao ano levou a um movimento de ajustes no mercado de juros. Na Bolsa, além do Copom que deve influenciar as ações de bancos, varejistas e construtoras, mais uma rodada forte de resultados corporativos devem pautar os negócios.

Entre as elétricas, destaque para a Companhia Paranaense de Energia (Copel) que registrou lucro líquido de R$ 1,123 bilhão no quarto trimestre de 2020, crescimento de 88,4% em relação ao mesmo período de 2019. O Ebitda ficou em R$ 1,308 bilhão no trimestre, uma queda de 26,5% ante o mesmo período do ano passado.

Do lado das aéreas, atenção para as ações da Gol, que operam em queda desde a abertura do pregão. A companhia teve prejuízo recorrente de R$ 862 milhões após participação de minoritários no período, revertendo lucro de um ano antes. O Ebitda entre outubro e dezembro ficou em R$ 132,8 milhões, queda de 90,9% ante os mesmos meses de 2019. Segundo a Gol, 2020 foi o ano mais desafiador em sua história, mas seu modelo operacional se mostrou resiliente.

Mais ligada ao consumo interno, porém igualmente impactada pela pandemia, Yduqs reportou prejuízo líquido de R$ 102,6 milhões no quarto trimestre de 2020, ante lucro líquido de R$ 58,1 milhões no mesmo período do ano anterior.

Já a incorporadora paulistana EzTec obteve lucro líquido de R$ 139,6 milhões no quarto trimestre de 2020, alta de 30% em relação ao mesmo período de 2019. O lucro da companhia foi impulsionado pelo avanço do IGP-DI, índice utilizado pela incorporadora em seus contratos de financiamento direto aos compradores de imóveis. O Ebitda no trimestre somou R$ 75,4 milhões, baixa de 19%, e no ano atingiu R$ 283,2 milhões, alta de 19%.

Do lado do varejo, atenção para Magazine Luiza, que anunciou a conclusão da aquisição da Steal The Look, uma das maiores plataformas de conteúdo digital de moda, beleza e decoração do País. Fundada em 2012, a plataforma (que possui mais de 2,5 milhões de seguidores e 6 milhões de visitantes únicos por ano) produz conteúdo sobre as principais tendências de moda, beleza e decoração.