Investidores devem continuar de olho aos sinais vindos, especialmente dos Estados Unidos, com o avanço da segunda onda de COVID-19 e o aumento de medidas restritivas, como na Califórnia. Mesmo com notícias sobre o início da imunização na Europa, os mercados devem registrar a crescente preocupação quanto à dificuldade de sair da crise provocada pela pandemia. Internamente, o risco de o governo flexibilizar o teto de gastos deve também sustentar cautela entre os investidores.
Ao mesmo tempo, o setor aéreo observa positivamente os números divulgados pelas companhias, enquanto aguarda com otimismo a vacinação contra a COVID-19.
Após a Gol divulgar números animadores, a Azul comunicou que teve alta de 17,5% na demanda de passageiros por voos (RPK) em novembro ante outubro. Na comparação com novembro de 2019, houve queda de 30% no indicador. A oferta de assentos (ASK) da Azul cresceu 12,2% no mês passado no comparativo com outubro, e caiu 30,6% em relação a novembro do ano passado.
Na véspera, a Gol informou que voltará a operar o Boeing 737 MAX a partir de amanhã nas rotas comerciais de sua malha doméstica, figurando como a primeira companhia aérea do mundo a retomar a operação. Até o final de dezembro, a empresa disse que todas as sete aeronaves Boeing 737 MAX de sua frota deverão estar liberadas. O modelo era bastante aguardado por consumir 15% menos combustível do que a versão anterior, além de ter mais assentos.
Do lado do varejo, a Ame, fintech que pertence à Lojas Americanas e B2W, adquiriu a BitCapital, plataforma open banking que tem soluções de integração com o Pix. O valor do negócio não foi revelado. Para os analistas Luiz Guanais e Gabriel Savi, do BTG Pactual, embora pequena, a aquisição é mais um passo no desenvolvimento do ecossistema da Ame, adicionando novas linhas de negócios e serviços à plataforma.
No setor de saúde, o Instituto Hermes Pardini lançou uma rede de conexão entre patologistas de diversas especialidades, a Rede Astro. O objetivo, segundo a empresa, é democratizar o acesso a diagnósticos especializados em anatomia patológica por meio da patologia digital.
Na nova plataforma, patologistas analisam exames de alta complexidade, como o diagnóstico dos diversos tipos de câncer. Eles são responsáveis por encontrar diagnósticos de várias doenças e identificar tratamentos mais adequados para os pacientes. A companhia afirma que a implementação do Astro pode beneficiar centenas de laboratórios de anatomia patológica em todo o Brasil.
Na agenda econômica, o destaque fica por conta da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com alta de 0,89% na passagem de outubro para novembro, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou acima do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que previam uma alta entre 0,70% e 0,85%, com mediana positiva de 0,78%.
No ano, o IPCA acumula alta de 3,13% e, em 12 meses, o resultado foi de 4,31%, dentro das projeções do mercado (de 4,06% a 4,88%).