Notícia

Termômetro do Mercado: bom humor nos mercados mundiais

O apetite ao risco ganha força hoje, com acordo de líderes da União Europeia (UE) para estabelecer um fundo de resgate de 750 bilhões de euros que vai ajudar a região a se recuperar da crise do coronavírus. O otimismo global também é amparado por notícias positivas de estudos sobre vacinas para combater a Covid-19, que dão ritmo ao rali nas bolsas.

No mercado local, o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve finalmente entregar ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), a primeira parte da proposta do governo de reforma tributária. O projeto unifica o PIS/Cofins e o tributo terá alíquota de 12%, recebendo o nome de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

Dentro do noticiário corporativo, após subir mais de 7% na véspera, as ações da Via Varejo abriram com alta de 5%, repercutindo esclarecimento da companhia sobre vazamento de números. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) cobrou a companhia sobre dados operacionais publicados em uma sequência de posts no Twitter e apagados em seguida.

De acordo com a varejista, donas das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, os números foram indevidamente publicados pela área de comunicação da empresa, contrariando sua prática e política de divulgação, e por isso foram apagados. Em resposta à CVM, a companhia reconhece que os posts foram retirados do ar às 12h55, “tão logo foi percebido pela Diretoria de Relações com Investidores”.

Os tweets citavam alta de 1.500% nas vendas online de equipamentos de som, 750% nas vendas de fornos e fogões e mais de 300% em refrigeradores e lavadoras.

A Vale, por sua vez, comunicou números de produção na noite passada, deixando claro que a pandemia afetou sua operação e os efeitos ainda serão sentidos no segundo semestre do ano. No entanto, o impacto não foi suficiente para a companhia alterar sua meta de produção para o minério de ferro este ano, que deve ficar perto de 310 milhões de toneladas, o piso do intervalo previsto. A companhia produziu 127,2 milhões de toneladas de minério de ferro entre janeiro e junho, recuo de 7,1% sobre um ano antes.

Segundo o relatório de produção da companhia, no segundo trimestre, a venda de minério de ferro caiu 11,8% para 54,615 milhões de toneladas. Em relação ao primeiro trimestre do ano, houve um aumento de 5,7% nas vendas. Nos primeiros seis meses, a venda de minério caiu 9,4% para um volume de 106,271 milhões de toneladas.

Em pelotas, ainda de abril a junho, o volume vendido caiu 21,4% na relação anual, para 6,950 milhões de toneladas. Esse volume representa um recuo de 4,9% ante os três meses anteriores. No primeiro semestre do ano a queda das vendas de pelotas foi de 32,6%, para 14,261 milhões de toneladas.

Ainda hoje, após o fechamento do mercado, é esperada a divulgação dos números operacionais da Petrobras e Neoenergia publica seu balanço do segundo trimestre.

Além da temporada de balanços, o noticiário traz também desdobramentos da prisão do empresário José Serapieri Júnior, ex-presidente da Qualicorp, em operação que investiga suspeitas de caixa 2 na campanha de José Serra em 2014. Segundo nota do Broadcast, o empresário praticamente zerou, no início do ano, sua posição acionária na empresa que fundou no fim dos anos 1990.

Com isso, policiais buscam documentos na sede da companhia e a administração veio a mercado informar que colabora com as autoridades e também adotará medidas necessárias para apuração completa dos fatos.

A participação de Serapieri era inferior a 3% em meados de fevereiro, bloqueadas por uma cláusula de non compete quando ele vendeu o controle da companhia. Pelas regras atuais, acionistas com limite abaixo de 5% do capital social não precisam revelar sua posição. O empresário foi preso temporariamente.