O pregão desta terça-feira (23) reflete a perspectiva positiva, no Brasil e no exterior, de que a Fase 1 do acordo assinado entre Estados Unidos e China em janeiro não corre risco de ser desmanchada. Internamente, investidores reagem também à divulgação da Ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), realizada na semana passada, que levou ao corte da taxa Selic para 2,25% ao ano.
No documento, o colegiado afirma que tem no cenário-base uma recuperação gradual da economia a partir do terceiro trimestre. Além disso, o órgão considera que o “ponto baixo” da atividade foi em abril, com recuperação apenas parcial em maio e em junho.
Por falar em atividade, ontem, Iguatemi, Aliansce Sonae e Multiplan anunciaram o fechamento de parte de seus shoppings que ficam em regiões do País que voltaram a intensificar medidas de quarentena com o aumento de casos da Covid-19.
A Iguatemi fechou o I Fashion Outlet Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, após o governo estadual colocar a cidade na chamada “bandeira vermelha” na região. Também no Estado, o Iguatemi Porto Alegre e o Praia de Belas tiveram o horário de funcionamento reduzido e operarão apenas com delivery e drive-thru de atividades essenciais, como farmácias, supermercado e bancos.
Ainda no noticiário corporativo, de acordo com o jornal Valor Econômico, um ano após comprar a Netshoes, a varejista vai fazer mudanças no controle da operação: Marcio Kumruian, fundador e CEO da plataforma, deixará a função para se tornar membro do colegiado da Magalu. A diretora de operações da Netshoes, Graciela Kumruian, vai ocupar a diretoria de clientes do Magazine, que não existia.
Esta decisão, conforme a reportagem, teria sido tomada após avanços na integração entre as duas empresas e um aumento de vendas, que levou a Netshoes a atingir um equilíbrio entre receitas e despesas (breakeven) após a pandemia.
A Cielo, por sua vez, comunicou que seu conselho de administração aprovou, no último dia 15, a contratação de US$ 73,7 milhões em operações de derivativos. Firmado com o Bradesco, o contrato tem data de início em 15 de junho e estabelece vencimentos semestrais. A última operação será em 14 de novembro de 2022, com liquidações até o dia 16 do mesmo mês.