O investidor brasileiro voltou do feriado de olho nos mercados internacionais, especialmente na temporada de balanços corporativos nos Estados Unidos e no anúncio da Johnson & Johnson de paralisação nos testes clínicos da vacina contra a COVID-19, devido ao adoecimento de um voluntário. O dólar, por sua vez, pode ficar volátil no mercado doméstico em meio à cautela no exterior e riscos fiscais no Brasil. O impasse sobre a instalação da Comissão Mista do Orçamento na Câmara dos Deputados continua no radar.
Por aqui, o noticiário corporativo divide espaço com a expectativa para a divulgação dos balanços do terceiro trimestre. A primeira empresa esperada é a CSN que deve publicar seus números depois de amanhã (dia 15), enquanto se prepara para abrir capital de sua unidade de mineração. De acordo com o Broadcast, a decisão de abrir capital tem sido bem recebida pelo mercado, pois acontece em meio ao fortalecimento dos preços do minério de ferro juntamente com uma rápida recuperação em V na demanda por aço, principalmente na China. Com isso, as ações do setor de siderurgia e mineração devem permanecer em evidência.
Atenção também para as ações da Braskem, que vai incluir cerca de dois mil imóveis no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação (PCP) no âmbito do seu acordo com as autoridades federais e de Alagoas relativo ao evento geológico na capital Maceió por conta da mineração de sal-gema. A nova estimativa substitui a anterior, que era de 800 imóveis.
“Apesar do aumento dos gastos relacionados ao PCF pela inclusão de imóveis adicionais, com base nas informações disponíveis até o momento, a companhia não espera alteração nos custos agregados estimados em R$ 3,3 bilhões”, informou a petroquímica.
Entre as aéreas, após Gol e Azul, agora foi a Latam que divulgou seus dados operacionais referentes ao mês de setembro e destacou a recuperação gradual das operações de passageiros nos últimos três meses. A oferta de assentos (ASK, na sigla em inglês) total chegou a 20% da capacidade apresentada um ano antes, ante 13,9% registrados em agosto e 9,2% em julho. Já a demanda (RPK, na sigla em inglês) no mês foi de 16,9% do tráfego visto em 2019, com ocupação média de 69,6% nas aeronaves. Vale lembrar que a Latam está em processo de recuperação judicial (Chapter 11) nos Estados Unidos.
No setor de telecom, destaque o lançamento de um Plano de Incentivo à Saída para os funcionários da Oi, com meta de redução de aproximadamente dois mil postos de trabalho, o que pode representar até 15% do seu quadro funcional.
Paralelamente, a agência de classificação de riscos Standard & Poors (S&P) cortou a nota de crédito da Oi de “CC” para “SD” em escala global e de “brCC” para “SD” em escala nacional, colocando a empresa na categoria de default seletivo. Segundo a S&P, a alteração no plano de recuperação judicial da empresa, que foi aprovado pela maioria de seus credores em 8 de setembro, equivale a um default, por causa do desconto na dívida.