Notícia

Termômetro do Mercado: Agenda morna no exterior e política interna quente

Depois do feriado, as bolsas norte-americanas operam em leve queda, ficando mais próximas da estabilidade.

Os mercados continuam em compasso de espera, aguardando a leitura

do relatório do Fed, que será amanhã. A expectativa é conseguir extrair os próximos passos do Banco Central dos Estados Unidos, como quando acontecerá o aumento das taxas de juros ou a retirada dos incentivos econômicos.

Para hoje, as atenções nos Estados Unidos se restringem aos dados do PMI apresentados pelo Markit composto de junho e o PMI de serviços.

Na Europa, as bolsas iniciaram a terça-feira, 6, em leve queda, após fecharem em alta na véspera, motivadas pela informação de que a atividade empresarial do bloco expandiu em junho da forma mais rápida em 15 anos.

As vendas no varejo também subiram mais que o esperado em maio, depois de queda de 3,9% em abril. Segundo a agência de estatísticas da União Europeia, as vendas varejistas aumentaram 4,6% em maio. Um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior. A expectativa era um aumento de 4,4% e 8,2%.

As bolsas asiáticas fecharam a terça-feira em comportamento misto, mas também muito próximas da estabilidade.

Opep+

O segundo dia de reunião dos membros da Opep+ terminou sem um acordo. Com isso, a oferta de petróleo continua nas condições atuais. Fica, portanto, descartada a possibilidade de cada membro da organização produzir 500 mil barris a mais de petróleo por dia a partir de agosto. Essa era a proposta inicial do encontro.

Sem acordo e sem data para a retomada das conversações, a reunião foi cancelada. O temor, com as cotas de produção mantidas e demanda crescente, fica por conta de uma possível pressão inflacionária prejudicar o crescimento global pós-pandemia.

Brasil

Se os mercados internacionais vivem em compasso de espera pelo relatório do Fed, as indefinições do mercado nacional são geradas pela tensão no cenário político.

A CPI retoma seus trabalhos nesta terça-feira, 6. Será ouvida a servidora Regina Célia Silva Oliveira, fiscal de contratos no Ministério da Saúde que autorizou a compra da vacina Covaxin.

Mas um novo fato ganhou os noticiários no dia de ontem. Gravações da ex-cunhada do presidente Jair Bolsonaro, citam o seu nome em um possível esquema de “rachadinhas” enquanto ele exercia o mandato de deputado federal.

Resiliência

Segundo matéria do Valor, o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, diz que irá revisar na próxima semana a estimativa de crescimento do Brasil para este ano. Atualmente a Secretaria de Política Econômica estima em 3,5% o crescimento do PIB em 2021. Para Adolfo, mais importante que ter uma taxa de crescimento superior a essa é a qualidade do crescimento, que vem impulsionado por investimentos do setor privado com emissão de dívidas, renda variável, debêntures e IPOs.

Infracommerce

Hoje, às 15h30, o Head de Research, Carlos Daltozo, conversa com o Diretor de RI e M&A da Infracommerce, Fabio Bortolotti, para falar sobre oportunidades de crescimento e do panorama geral do mercado da companhia.