O setor de shopping centers está sendo fortemente impactado pela pandemia de coronavírus desde março, devido à indefinição do timing de reabertura das unidades, à necessidade de implantação de diversos protocolos de segurança e principalmente ao aumento do medo da população de voltar a circular em ambientes com risco de contágio. Por isso, o setor deve ter queda significativa nas vendas pelo resto do ano e o recebimento de aluguel passará a ter outro comportamento, uma vez que os segmentos de lojistas estão com realidades distintas. Entendemos que os descontos nos aluguéis praticados ao longo dos meses de abril e maio poderão ser prolongados, até o momento em que as áreas de lazer retomem suas atividades, pois elas são responsável por impulsionar o fluxo de pessoas. Mas justamente elas deverão ser as últimas a reabrir. Enquanto isso, o setor de vestuário, apesar de ter demonstrado agilidade no redirecionamento das vendas para o canal digital, ainda apresentará um forte impacto na retomada, já que o cliente prefere experimentar o produto antes de comprar. Assim, mantemos uma visão mais cautelosa para o setor, mas temos certeza que o pior momento para os administradores de shopping já passou.