A Rumo divulgou maiores informações sobre o projeto de extensão da sua malha ferroviária dentro do estado de Mato Grosso, saindo de Rondonópolis e chegando a Cuiabá e Lucas do Rio Verde. O investimento para viabilizar o projeto entre R$ 9 bilhões e R$11 bilhões já havia sido antecipado, mas agora forneceram o detalhamento sobre os terminais, que serão três distribuídos aproximadamente de maneira igual entre os 600 km aproximados da extensão até Lucas do Rio Verde, fora o terminal de Cuiabá, que terá um outro trajeto. Nesse último ponto, que foi parte da negociação com o governo do estado, o management comentou que esse trecho deve ter um volume suficiente para não deixar o investimento com retorno negativo, o que é positivo. Adicionalmente, a companhia entende que o Capex cabe dentro da sua estrutura de balanço, sendo as opções de empréstimos e financiamentos suficientes para suportar o investimento. Em termos de volume, a companhia indicou que cerca de 16 milhões de toneladas devem migrar do terminal de grãos para outros terminais, ou seja, capturando parte do trajeto que hoje é feito pela malha rodoviária. Além disso, aumentando a sua área de influência dentro do estado, a malha do rumo poderia capturar um volume extra de 18 milhões de toneladas até 2030 que seriam escoados por outras vias sem a extensão. Esse volume representa 20% da nossa estimativa para a Operação Norte em 2030.