A Vulcabras reportou novamente um resultado sólido no 1T23 e acima de nossas expectativas. A receita líquida foi de R$ 571,1 milhões (+19,6% a/a), impulsionada pelo bom desempenho de vestuário e acessórios (+37,7% a/a), calçados esportivos (+18,1% a/a), além do forte crescimento do canal de e-commerce (+120% a/a), passando a representar 9% das vendas. Como destaque negativo, o mercado externo retraiu em 30% a/a devido a uma piora do ambiente econômico em alguns países da América Latina.
Em termos de rentabilidade, a companhia segue no ritmo de expansão dos últimos trimestres, reportando uma margem bruta de 39,5% (+4,3 p.p a/a), devido ao ganho de sinergias operacionais e maior representatividade das vendas diretas ao consumidor. No operacional, o EBITDA recorrente apresentou um crescimento de 39,8% a/a, com ganho de 3 p.p de margem, impactada positivamente pelo ganho de margem bruta, que compensou as maiores despesas com marketing e comissões. Por fim, o lucro líquido recorrente de R$ 83,6 milhões (+54,8% a/a) com margem de 14,6% (+3,3 p.p a/a), resultado do operacional e de uma melhora na receita financeira (+77,6% a/a).