O Grupo Mateus reportou resultados sólidos no 1T23, ficando acima das nossas expectativas. A companhia demonstrou um forte crescimento de receita líquida (+28,2% a/a), impulsionada pelo bom desempenho consolidado de vendas nas mesmas lojas (+11,3%), refletindo principalmente a maior preferência dos consumidores pelo canal de atacarejo frente a um cenário macroeconômico adverso. Quando olhamos para os segmentos individualmente, o atacarejo segue novamente como destaque, com a receita bruta crescendo 40,1% a/a e SSS de 11,2%, seguido por varejo (+19,2% a/a e SSS de 12,3%) e B2B (+16,2% a/a).
Em questão de rentabilidade, já esperávamos uma pressão na margem bruta (-1,2 p.p a/a) devido ao grande nível de aberturas no atacarejo e o processo de maturação das lojas. No operacional, o EBITDA cresceu 36,1% a/a com margem de 7% (+0,4 p.p a/a), com a expansão de vendas e diluição de despesas compensando a pressão na margem bruta. Por fim, o Grupo Mateus reportou um lucro líquido de R$ 239,7 milhões (+20,6% a/a e +9,6% vs nossas estimativas).