A Petrobras comunicou que assinou contrato para a compra da participação da Edison S.p.A. (50%) na sociedade Ibiritermo, pelo preço de R$ 1,00, em cumprimento ao Contrato de Conversão de Energia (ECC), firmado em 21/06/2002 com a Ibiritermo.
Adicionalmente, na conclusão da transação, a Petrobras efetuará o pagamento de compensação por parte do capital social no valor de R$ 2,5 milhões à Edison S.p.A., nos termos previstos no contrato, e o ECC será encerrado, com a transferência da Usina Termelétrica Ibirité (UTE Ibirité) para a Petrobras, único ativo da Ibiritermo, o qual desde a celebração do ECC é operado pela Petrobras.
Vale ressaltar, que a Petrobras já possui participação de 50% na Ibiritermo e, após a conclusão da transação, a companhia passará a deter 100% das ações da Ibiritermo e a propriedade exclusiva da UTE Ibirité.
Por fim, a Petrobras explicou que após a conclusão da operação adotará as medidas necessárias para iniciar a liquidação da Ibiritermo, passando a operar a UTE Ibirité como ativo integrado ao seu portfólio de térmicas, sem estrutura societária associada.