Mercado de Opções

É o mercado em que são negociados direitos de compra ou venda de um lote de ações, com preços e prazos de exercício estabelecidos. É recomendado para investidores arrojados que aceitem a exposição ao risco, pois aproveita a rápida oscilação do mercado com fins especulativos e de proteção. Contudo se o investidor usa a opção como instrumento de proteção (hedge), pode ser considerado moderado, porque limita o seu lucro em troca de uma taxa, calculada no momento da operação, mas sempre estão sujeito as variações do mercado. A liquidação financeira do prêmio de Opções ocorre em D+1.

Principais Conceitos

Vende uma opção, assumindo a obrigação de, se o titular exercer, vender ou comprar o lote de ações – Objeto a que se refere;

Tem o direito de exercer ou negociar uma opção;

Preço de negociação de uma opção de compra ou venda;

Operação pela qual o titular de uma operação exerce seu direito de comprar o lote de ações-objeto, ao preço de exercício;

Gíria utilizada pelos profissionais do mercado financeiro, que significa título e/ou investimento que perdeu totalmente o seu valor no mercado.

Formas de exercer o direito de opção
Podem ser exercidas a qualquer momento, dentro de do prazo do vencimento.
somente podem ser exercidas na data final do vencimento.
Tipos de opções

O Titular tem o direto de comprar (ou não) a ação-objeto pelo valor e quantidades acordadas, por outro lado, o vendedor tem a obrigação de vender a ação no preço combinado.

O Titular tem o direito de vender (ou não) suas ações-objeto apenas no dia do vencimento, independente do valor de mercado da ação. Por outro lado o vendedor da opção tem a obrigação de comprar a ação no preço combinado.

  • Alavancar e diversificar os seus investimentos;
  • Possibilitar alta rentabilidade;
  • Proteger seu investimento das oscilações do mercado (hedge).

Trata-se de depósito em dinheiro ou em ativos no valor determinado pela Bolsa, com o objetivo de cobrir eventuais riscos de inadimplência. Essa garantia não é requisitada ao comprador da opção. O valor de margem de garantia é devolvido no encerramento da operação. O depósito de margem inicial e adicional é efetivado em D+1.

A venda coberta não exige margem de garantia, pois para que se execute a venda da opção, é necessário que se tenha em custódia a mesma quantidade do ativo-objeto. Em caso de lançamento de opções cobertas (custódia do ativo-objeto), para impedir a chamada de margem da bolsa, entre em contato com a nossa Central de Atendimento em D+0, no mesmo dia da operação, e solicite a transferência do ativo-objeto para a cobertura da operação.

Uma opção e considerada descoberta quando o lançador não efetua o deposito da totalidade das ações- objeto. Nestes casos, o lançador descoberto deve se atentar a exigência de margem, por meio do deposito de dinheiro ou de ativos aceitos em garantia pela CBLC.

A garantia é avaliada diariamente pela CBLC, de acordo com seu valor de mercado em moeda nacional e aplicada a um percentual de deságio de acordo com o risco (de mercado, crédito, liquidez entre outros), Considerando seus eventuais custos.

Nosso departamento de risco analisa qualquer movimentação dos seus ativos em garantia e dependendo do tipo, a movimentação no sistema da CBLC deve ser precedida de uma instrução da Corretora.

É um investimento que apresenta alguns riscos, pois da mesma forma que a alavancagem significativa proporcionada pelas opções, pode gerar ganhos substanciais sobre uma pequena quantia do capital investido, pode também gerar grandes prejuízos, sem contar com os fatores que regem a oferta e a demanda, e os riscos associados ao ativo-objeto.

Os prazos para expiração das opções acontecem todos os meses na terceira segunda-feira do mês, após a data de vencimento, a opção expira, perdendo totalmente sua validade. O exercício da opção é concedido apenas quando solicitado pelo titular.

As opções vencem sempre na terceira segunda-feira de cada mês (salvo quando os feriados caem na segunda – feira). Na descrição dos códigos de opções na Bolsa, o mesmo deriva dos códigos do seu ativo objeto, acrescentando a letra referente o período de vencimento e o seu valor no mercado.

Operações

Trava de baixa:

É uma operação conjugada onde o investidor visa a queda no preço das ações-objeto, negociam-se sempre 2 strikes (preço de exercício das opções) de opções simultaneamente. Esta operação consiste na compra de um contrato de opção, com a venda simultânea de outro contrato de opção com preço de exercício maior, e inevitavelmente haverá uma entrada de caixa quando da execução da operação.

O ganho máximo de uma trava de baixa é representado pelo crédito obtido na montagem da estrutura.

O resultado final da operação será este se o preço do ativo objeto estiver abaixo do strike da opção vendida na data de vencimento. A perda máxima que o investidor pode enfrentar em uma operação desse tipo é igual à diferença entre os strikes operados, menos o ganho obtido na montagem. Esse tipo de resultado será obtido caso o preço do ativo objeto na data de vencimento seja maior que o strike da opção comprada. Nesse cenário, o investidor será exercido na opção vendida e, para honrar com a entrega dos papéis, exercerá a opção comprada.

Há de se observar os limites de margem.

Venda coberta (ou financiamento):Consiste na compra de um determinado ativo no mercado à vista e a venda deste no mercado de opção.

Trava de alta: é uma operação conjugada onde o investidor visa o aumento no preço da ação-objeto, negociam-se também 2 strikes (preço de exercício das opções) de opções simultaneamente, desta vez compra de um contrato de opção, com a venda simultânea de outro contrato de opção com preço de exercício menor. Haverá a necessidade de um investimento em dinheiro.

A perda máxima que pode ser enfrentada pelo investidor que montou uma Trava de alta é o custo de montagem da estrutura, representado pelo prêmio da opção comprada, menos o prêmio da opção vendida, vezes o número de opções operadas.

Por outro lado, o ganho máximo da estrutura é igual à diferença entre os strikes operados, menos o custo de montagem da operação. Com o papel acima do preço da posição lançada no vencimento das opções, o investidor exerce a opção comprada e é exercido na opção vendida.

Comprar e vender opção pelo Home Broker

Para comprar pelo Home Broker, é necessário enviar uma oferta de compra, com o código do ativo, a quantidade e o preço que deseja pagar. A compra será efetivada quando outro investidor desejar vender essas opções, pelo preço definido, pelas partes.

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE