Mercado a Termo

É uma operação em que investidores acordam a compra e a venda de determinada quantidade de ações a um preço prefixado para liquidação em uma data futura. Normalmente os prazos de operações a termo são de 16, 30, 60 e 90 dias ou prazo acordado. Este tipo de operação, indicada para investidores experientes, permite proteger preços, diversificar riscos, obter recursos e alavancar ganhos. A operação é feita via Mesa de Operações, que detecta a melhor taxa e prazo, de acordo com o objetivo do cliente.

O comprador detém os direitos e proventos distribuídos às ações-objeto do contrato a termo e são recebidos, juntamente com as ações-objeto, na data de liquidação ou segundo normas específicas da CBLC.

Trata-se de depósito em dinheiro ou em ativos no valor determinado pela Bolsa, com o objetivo de cobrir eventuais riscos de inadimplência. O valor de margem de garantia é devolvido no encerramento da operação. O depósito de margem inicial e adicional é efetuado em D+1.

Com a finalidade de evitar chamada de garantias adicionais é permitido ao vendedor o uso dos título-objeto, da operação, como cobertura da mesma.

Nosso departamento de risco analisa, diariamente, qualquer movimentação dos seus ativos em garantia.

Esse tipo de operação é considerada ousada, pois o investidor coloca em risco seu patrimônio, já que está alavancado e sujeito às variações de mercado.
 
É aconselhável que o mesmo não dependa do recurso aplicado para gastos imediatos e que seu horizonte de investimento seja de médio e longo prazo, quando eventuais desvalorizações são passíveis de serem revertidas.

 Esta operação exige garantias e passa por uma avaliação e aprovação prévia do Gerenciamento de Risco.