A M. Dias Branco (MDIA3) realizou seu evento anual com analistas e investidores, no qual apresentou sua estratégia em relação ao fortalecimento da marca e à recuperação das margens. Após dois anos desafiadores em que o aumento dos custos das commodities e a desvalorização do real em relação ao dólar resultaram nas margens operacionais mais baixas do histórico recente da M. Dias, o management acredita que os próximos anos serão de recuperação. Para isso, a companhia tem realizado um trabalho de simplificação do seu portfólio, priorizando as marcas de maior rentabilidade e os produtos de maior valor agregado, além de reduzir o tamanho das embalagens dos produtos como uma forma de precificação mais acertada. Para aumentar a presença dos seus produtos, a M. Dias também tem procurado melhorar seu canal de distribuição, com o aumento do número de distribuidores (crescimento de 70 desde 2019), e e-commerce. Outro ponto positivo é a entrada recente da companhia no segmento de produtos mais saudáveis com a aquisição da Latinex e Jasmine. Apesar de ser um mercado ainda de nicho, o management acredita que a escala e capilaridade da M. Dias podem aumentar a penetração desses produtos. A M. Dias também adquiriu recentemente a Las Acácias no Uruguai, aumentando a presença da companhia no segmento internacional. Em relação aos custos, a M. Dias tem aprimorado sua estratégia de suprimento e investido na melhoria da sua malha logística, reduzindo o número de centros de distribuição e procurando produzir mais próxima do consumidor final. Somente com a mudança na sua malha logística industrial, a companhia economizou R$35,2 milhões em 2022 e espera economizar R$30,8 milhões em 2023 e 2024.