Notícia

GMAT3 cresce lucro em 49,9% no 4T22

O Grupo Mateus (GMAT3) demonstrou um bom crescimento de receita líquida (36,6% em comparação ao mesmo período de 2021), impulsionada pelo bom desempenho consolidado de vendas nas mesmas lojas (+11,7%), refletindo principalmente a maior preferência dos consumidores pelo canal de atacarejo frente a um cenário macroeconômico adverso. Quando olhamos para os segmentos individualmente, o atacarejo segue novamente como destaque, com a receita bruta crescendo 44,2% e SSS de 10%, seguido por B2B (+32,7%) e varejo (+28,5% e SSS de 11,8%). Seguindo a mesma dinâmica do trimestre anterior, já esperávamos uma pressão na margem bruta (-2,1 p.p.) devido a maiores ações promocionais, à Black Friday e ao maior nível de aberturas de atacarejo. No operacional, o Ebitda  cresceu 54,5% devido principalmente à contabilização de R$ 152,8 milhões referentes a créditos tributários. Quando excluímos esse efeito, o Ebitda ajustado foi de R$ 317 milhões (+2,7%) com margem de 5,2% (-1,8 p.p.), com a expansão de vendas não sendo o suficiente para compensar a estratégia mais promocional adotada. Por fim, o Grupo Mateus reportou um lucro líquido de R$ 311 milhões (+49,9% e +10,7% vs. nossas estimativas).