A Enauta Participações comunicou que houve uma interrupção da produção do Campo de Manati em decorrência da redução da demanda de gás.
Segundo a Petrobras, operadora do campo e compradora do gás produzido por Manati, tal redução decorre da conjuntura de oferta e demanda dos segmentos de mercado atendidos pelo gás do Campo de Manati e trata-se de uma ocorrência usual da operação, de caráter temporário, sem alterações das condições contratuais. Não obstante o retorno da produção, segundo o Operador, a demanda ainda poderá permanecer em níveis reduzidos ao longo do mês de outubro.
Vale ressaltar que o gás produzido em Manati é integralmente vendido à Petrobras, sendo que o impacto financeiro da redução da produção é limitado pela obrigação de compra de volume mínimo contratado (take or pay). Até o dia 29 de setembro, a produção média diária de Manati apresentou uma queda de 29% quando comparada ao mês de agosto.
A Enauta Energia S.A., subsidiária integral da Companhia, possui 45% de participação no Campo de Manati, localizado na Bacia de Camamu, litoral da Bahia.