A Enauta Participações informou que a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) aprovou a modalidade de garantia corporativa como instrumento de garantia financeira de descomissionamento do Campo de Atlanta.
De acordo com o comunicado, nos próximos dias, ocorrerá a assinatura do aditivo ao Contrato de Concessão pela agência, concluindo-se então a transferência de 50% dos direitos e obrigações de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural do Campo.
Com a assinatura do aditivo ao Contrato de Concessão, a Companhia passará a reconhecer a totalidade dos resultados de Atlanta em suas demonstrações financeiras. Assim, a Enauta, que detém metade da produção de petróleo do Campo, passará a reportar a totalidade de cerca de 18 mil barris por dia, atualmente, volume recorde para a Companhia.
Segundo a companhia, para 2021, a projeção de produção média para o Campo segue em 14 mil barris de óleo por dia, com margem de variação positiva ou negativa de 10% quando verificada a média diária em base anual.
Conforme fato relevante divulgado em 21 de dezembro de 2020, o acordo assinado com a Barra Energia prevê a transferência de US$ 43,9 milhões para a Enauta Energia, referente às operações de abandono futuro dos três poços e ao descomissionamento das facilidades existentes no Campo. ?O recebimento desse valor ocorrerá após a assinatura do aditivo ao Contrato de Concessão?, afirmou a companhia.