Notícia

De olho na Abertura da Bovespa

As bolsas europeias sobem e os índices futuros de Nova York operam em queda, um dia após o candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, anunciar a escolha de Kamala Harris como vice-presidente da sua chapa. Senadora pela Califórnia desde 2017, ela tem 55 anos, é advogada de formação e já atuou como procuradora-geral no mesmo Estado. Kamala é filha de uma pesquisadora nascida na Índia ainda dominada pelos britânicos e naturalizada americana, Shyamala Gopalan, e de um economista nascido na Jamaica, Donald Harris. A origem multicultural e ser afro-americana são elementos vistos como possíveis trunfos na corrida pela Casa Branca em um ano de protestos raciais no país. No Reino Unido, o PIB do segundo trimestre caiu 21,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. Na agenda, destaque para o relatório do DoE sobre estoques de petróleo.

O S&P 500 futuro tem queda de 0,68% e o Euro Stoxx sobe 0,30%. Também as bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira, apesar de o presidente dos EUA, Donald Trump, ter anunciado que o governo americano fechou um acordo para a compra de 100 milhões de doses da vacina experimental contra o COVID-19 da Moderna. Já os contratos futuros do petróleo operavam em alta nesta madrugada, após o API estimar que o volume estocado da commodity bruta no território americano caiu 4,4 milhões de barris na última semana.

No mercado local, devem ser repercutidas as vendas do varejo de junho, que subiram 8,0% ante maio. Na comparação anual, a alta foi de 0,5%. Em 2020, o indicador caiu 3,1% e, em 12 meses, avançou 0,1%. Ainda no cenário econômico, Salim Mattar pediu demissão da Secretaria de Desestatização e Paulo Uebel, da Secretaria de Desburocratização. Com eles, já são cinco baixas na equipe econômica, o que põe em xeque a agenda liberal propagandeada pelo governo Bolsonaro, a promessa de R$ 1 trilhão em privatizações e a permanência do ministro da Economia, Paulo Guedes, no cargo. Segundo Guedes, Uebel saiu do governo reclamando do adiamento da reforma administrativa para o ano que vem e Mattar disse que não estava conseguindo fazer as privatizações. No radar, fica o evento virtual que reunirá governadores da região amazônica, um grupo de empresários, além do presidente do STF, Dias Toffoli, e do ministro do STF Luís Barroso sobre a questão ambiental.

Às 09h37, o Ibovespa futuro registrava queda de 0,07%.

Segundo a nossa equipe de análise gráfica, o Ibovespa acelerou na queda no final da sessão e volta a apontar para sua MME200 marcada em 101.280. Do lado superior, a resistência passa em 104.500.

Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes, de modo que as análises individuais devem ser observadas no módulo de Análise Gráfica.

Bom dia e bons negócios!