Notícia

De olho na Abertura da Bovespa

O feriado do Dia da Independência nos Estados Unidos nesta segunda-feira deixa os mercados fechados em Nova York e deve reduzir a liquidez global. As principais bolsas da Europa ensaiam recuperação nesta manhã, após perdas acumuladas na semana passada. Os ganhos se ampliaram após os dados de inflação ao produtor na zona do euro, que ficaram abaixo do esperado, enquanto investidores aguardam discursos de dirigentes do Banco Central Europeu nesta segunda-feira. O Euro Stoxx tem alta de 0,54%.

As bolsas da Ásia fecharam sem direção única nesta segunda-feira, após a China decretar restrições à mobilidade em duas regiões que enfrentam um surto de coronavírus, isolando mais de 1,7 milhão de habitantes na província de Anhui. O petróleo opera em baixa em meio a uma liquidez reduzida pelo feriado nos EUA. As cotações têm sido pressionadas por temores de que o combate à inflação jogue as principais economias do planeta a um quadro de recessão, com consequências negativas à demanda. Por outro lado, incertezas sobre o ritmo do aumento da oferta da (Opep+ ajuda a manter os preços bem acima dos US$ 100 por barril.

Por aqui, sem a referência dos mercados nos EUA, o bom humor na Europa pode apoiar a Bolsa, mas a queda do petróleo pode limitar o desempenho das empresas do setor e do Ibovespa, se a commodity não mudar o rumo durante o dia. Nos juros e no câmbio, a queda do índice DXY do dólar ante seis divisas principais pode trazer alívio, mas os investidores devem ficar na expectativa pelo IPCA de junho e atentos principalmente à tramitação da PEC dos benefícios na Câmara, após aprovação pelo Senado na semana passada, com ampliação de benefícios e de novas despesas, totalizando R$ 41,2 bilhões fora do teto de gastos. O receio é de que outras medidas sejam incluídas pelos deputados, elevando o risco fiscal do governo Bolsonaro a menos de três meses das eleições no País.

Às 09h26, o Ibovespa futuro registrava queda de 0,93%.

Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes, de modo que as análises individuais devem ser observadas no módulo de Análise Gráfica.

Bom dia e bons negócios!