Notícia

De olho na Abertura da Bovespa

As bolsas europeias caem e os índices futuros de Nova York operam em alta com a divulgação do PIB do terceiro trimestre dos EUA, que cresceu 2,6% em 12 meses. O resultado ficou acima da previsão, de 2,4%. Na Europa, o Banco Central Europeu elevou as taxas de juros em 75 pontos base: a de refinanciamento subiu de 1,25% para 2,00%, a de depósitos de 0,75% para 1,50% e a de empréstimos de 1,50% para 2,25%. De acordo com a Agência Estado, a decisão ficou em linha com o esperado e, segundo comunicado do banco central, deve haver novas elevações nos juros. No radar, fica a entrevista coletiva da presidente do BCE, Christine Lagarde.

O S&P 500 futuro sobe 0,09% e o Euro Stoxx tem queda de 0,86%. Também as bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quinta-feira, após as empresas industriais da China, nos primeiros nove meses do ano, terem declínio de 2,3% em seus lucros em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, os contratos futuros do petróleo estão perto da estabilidade, apesar de o DoE informar que os estoques da commodity nos EUA avançaram 2,588 milhões de barris na semana encerrada no dia 21, para 439,945 milhões de barris.

No mercado local, já era esperada a manutenção da Selic em 13,75% ao ano pelo Copom anunciada ontem. A decisão foi unânime. Em comunicado, o comitê enfatizou que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como o esperado. No cenário político, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, determinou o arquivamento da ação apresentada pela campanha do presidente Jair Bolsonaro sobre suposto desequilíbrio na veiculação de propaganda eleitoral em rádios. Moraes encaminhou o caso ao procurador-geral eleitoral, Augusto Aras, para análise de possível cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno e de desvio de finalidade no uso de recursos públicos. O ministro também remeteu o processo para o inquérito das fake news que ele mesmo conduz no STF. A decisão provocou reação do presidente. Bolsonaro convocou uma reunião ministerial de emergência no Palácio da Alvorada com a presença de três comandantes militares. Após a reunião, o presidente disse que sua campanha foi prejudicada e que recorrerá da decisão. ?Nós iremos às últimas consequências, dentro das quatro linhas da Constituição, para fazer valer aquilo que nossas auditorias constataram?, afirmou. Na agenda, tem o resultado primário do governo central.

Lembramos que o Ibovespa é um índice, ou seja, reflete apenas o comportamento misturado das ações líderes, de modo que as análises individuais devem ser observadas no módulo de Análise Gráfica.

Bom dia e bons negócios!