Os índices futuros das bolsas de Nova York operam em alta, após o fechamento misto de Wall Street ontem, enquanto investidores aguardam uma série de balanços de grandes empresas dos EUA e dados da atividade econômica (PMIs) americana. Já as bolsas europeias operam sem direção única também aguardando divulgação de resultados e indicadores econômicos. O S&P 500 futuro sobe 0,50% e o Euro Stoxx tem alta de 0,26%.
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, interrompendo uma sequência de pregões negativos, em meio a um alívio nos juros dos Treasuries. Os contratos futuros do petróleo operam em leve alta na manhã desta terça-feira, após caírem até quase 3% na sessão anterior, à medida que investidores seguem acompanhando desdobramentos da guerra entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas.
O tom positivo dos futuros de Nova York deve ajudar o Ibovespa, enquanto a alta do petróleo deve favorecer as ações da Petrobrás, que devem buscar recuperação após queda de 6% ontem diante da proposta de mudança do estatuto social da empresa. As votações no Congresso também ficam no foco e a semana é decisiva para andamento da pauta que vai mostrar a capacidade do governo de cumprir as promessas na área fiscal. A preocupação com a capacidade do governo conseguir atingir a meta de déficit fiscal zero no ano que vem coloca luz sobre os números de arrecadação, que devem mostrar leve aumento em setembro. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse ontem que o presidente Lula anunciará esta semana os indicadores para a diretoria do Banco Central. O presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse ontem que a política fiscal, no longo prazo, “é mais frouxa” que a do mundo emergente.