Notícia

De olho na abertura

As bolsas europeias e os índices futuros de Nova York operam em alta em um movimento de recuperação após as quedas de ontem, puxadas pela Alphabet, que caiu mais de 7% depois de seu novo chatbot, o Bard, cometer um erro durante uma demonstração em seu evento de lançamento. Em um GIF que mostrava como o Bard funciona, um usuário digitou na consulta de pesquisa: “Que novas descobertas do telescópio espacial James Webb posso contar ao meu filho de 9 anos?”. Uma das respostas geradas pelo chatbot dizia: “O JWST tirou as primeiras fotos de um planeta fora do nosso sistema solar”. No entanto, isso não é preciso. A primeira foto já tirada de um planeta fora do sistema solar, um exoplaneta, foi capturada em 2004 pelo conjunto do Very Large Telescope, no Chile. Na Alemanha, a inflação ao consumidor atingiu 8,7% em janeiro ante 8,6% em dezembro. O resultado ficou abaixo da expectativa de analistas, de 9,4%, segundo a Agência Estado. Na agenda, tem os pedidos de auxílio-desemprego americanos e a inflação chinesa.

O S&P 500 futuro sobe 0,87% e o Euro Stoxx tem alta de 1,53%. Já as bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quinta-feira e, no Canadá, o governo estendeu até abril a exigência de testes de covid para viajantes vindos de Hong Kong, de Macau e da China, medida que justificou pelo aumento contínuo de casos no território chinês e pela falta de informações mais detalhadas sobre o vírus no país. Em contraponto, os contratos futuros do petróleo sobem, apesar de o DoE ter informado que os estoques da commodity nos EUA tiveram alta de 2,423 milhões de barris, para 455,111 milhões de barris, na semana encerrada no dia 3.

No mercado local, deve ser repercutido o IPCA de janeiro, que subiu 0,53% ante dezembro. O resultado ficou abaixo da mediana das projeções, de 0,57%, segundo a Agência Estado. Em 12 meses, a alta foi de 5,77%. Ainda no cenário econômico, as vendas do varejo de dezembro caíram 2,6% em relação a novembro, perto do piso das estimativas (-2,9%). No entanto, no acumulado de 2022, houve avanço de 1% e, na comparação anual, de 0,4%. Na agenda, tem os leilões de LTN e NTN-F.