Os índices futuros das bolsas de Nova York operam em alta modesta, após o comportamento misto de Wall Street no último pregão, em uma semana que trará balanços de várias grandes empresas dos EUA, após resultados positivos de gigantes bancários como JPMorgan e Citigroup. Investidores ficam de olho em comentários de dirigente do Fed. As bolsas europeias operam sem direção única e perto da estabilidade na manhã desta segunda-feira, enquanto investidores avaliam a possibilidade de uma escalada da crise no Oriente Médio. O S&P 500 futuro sobe 0,70% e o Euro Stoxx tem alta de 0,26%.
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta segunda-feira, influenciadas por temores sobre uma possível escalada da crise no Oriente Médio. Os contratos futuros do petróleo operam mistos, após saltarem quase 6% na sessão anterior em meio às incertezas da crise no Oriente Médio. O temor é que o conflito entre Israel e Gaza se alastre para outras partes da região.
A falta de força no exterior pode limitar o apetite a risco por ativos domésticos, embora o sinal positivo que prevalece no mercado futuro em NY possa dar algum ânimo local. No radar fica a votação do projeto de lei sobre a taxação de fundos de alta renda. A taxação dos fundos faz parte do pacote do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para aumentar a arrecadação e, dessa forma, atingir a meta de zerar o déficit das contas públicas no ano que vem. O tema já tem consenso, mas o relatório final deve passar ainda por alguns ajustes técnicos, que não alteram a essência do projeto.