Notícia

Copel: antecipação de entrada em operação do Complexo Eólico Jandaíra

A Copel informou que cinco unidades geradoras do Complexo Eólico Jandaíra, os quais totalizam 17,3 MW de capacidade instalada, iniciaram a operação em teste, conforme Despacho ANEEL.

Segundo a companhia, durante o período de testes, a energia gerada será liquidada ao Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) no Mercado de Curto Prazo da CCEE. Os demais aerogeradores pertencentes ao Complexo entrarão em operação de forma escalonada até o final de 2022, mais de dois anos antes do início do prazo para entrega do suprimento contratado.

Pertencente 100% à Copel GeT, o Complexo está localizado no município de Jandaíra, no estado do Rio Grande do Norte, é composto de quatro parques eólicos, totalizando 90,1 MW de capacidade instalada, e conta com financiamento do Banco do Nordeste do Brasil para aproximadamente 50% do investimento previsto.

Por fim, a Copel explicou que quando as 26 unidades geradoras estiverem em operação, a geração eólica passará a representar 14% da capacidade total instalada da companhia.