Notícia

Confiança da indústria recua em maio

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) da FGV avançou 3,2 pontos em maio de 2020, atingindo 61,4 pontos, segundo menor valor da série.

A confiança industrial apresentou alta em 10 dos 19 segmentos industriais e foi influenciado pela leve melhora da percepção dos empresários em relação ao momento presente e, principalmente, das expectativas para os próximos três e seis meses.

O Índice de Situação Atual (ISA) avançou 1,2 ponto, para 68,6 pontos. Com relação à situação atual, o resultado foi uma combinação de melhores níveis de estoques, da estabilidade do grau de satisfação dos empresários com a situação atual dos negócios e de piora da avaliação sobre a demanda atual. Já o Índice de Expectativas (IE) exibiu alta de 5,3 pontos, para 54,9 pontos. Em relação ao IE, a maior contribuição neste mês veio da melhora de 12,3 pontos das expectativas dos empresários sobre a produção nos próximos três meses, após o indicador acumular queda de 68,0 pontos entre abril e janeiro deste ano

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) subiu para 60,3% em maio, 3,0 pontos percentuais (p.p.) acima do registrado em abril.