Notícia

Carrefour conclui aquisição do Grupo BIG

O Carrefour Brasil concluiu a aquisição de 100% do Grupo BIG. Com isso, foram compradas 374 lojas do BIG, que, entre as bandeiras, tem o BIG Hipermercados, BIG Bompreço, Nacional, Maxxi Atacado e Mercadorama. Com a transação, os principais objetivos do Carrefour são expandir-se geograficamente além do Sudeste do país, ampliando sua presença nas regiões Sul e Nordeste; adicionar novos formatos ao seu negócio e melhorar condições comerciais, considerando a potencial oferta das soluções financeiras do Banco Carrefour à nova base de clientes. Do lado negativo, enxergamos o número de conversão de unidades do grupo para Carrefour Hipermercados (das 80 lojas BIG a serem convertidas, 47 serão no formato hipermercado). Consideramos isso um excesso, principalmente devido ao desempenho recente do segmento nos últimos trimestres. Ainda nos próximos anos, enxergamos grandes desafios para o canal. Assim, a companhia deve buscar novos caminhos para rentabilizar a operação diante de uma dinâmica mais desafiadora do segmento não alimentar e da redução da demanda por itens eletrônicos, devido ao cenário macroeconômico desafiador.