O Grupo Carrefour Brasil reportou, em sua prévia operacional, crescimento de vendas de 7,7% a/a, ou 6,6% ex-gasolina, totalizando R$ 20,8 bilhões, resultando em um ganho de market share de 0,5% em 2021 (YTD) de acordo com dados da Nielsen. O desempenho positivo do grupo se deu sobre uma base de comparação difícil visto que, no ano passado, o crescimento na base de comparação anual foi de 27,3%. O desempenho foi puxado pelo Atacadão, que atingiu R$ 15,5 bilhões de receita, crescimento de 14,3% a/a (2,7% de LfL e 11,6% de expansão orgânica), também sobre uma base de comparação forte (25,8% a/a de LfL no 3T20), porém apoiado pela aceleração no ritmo de abertura de lojas – 48 unidades nos últimos 12 meses, praticamente o dobro da média histórica e um pouco mais do que o dobro de que seu principal concorrente, Assaí, pretende inaugurar neste ano. O formato Carrefour Varejo alcançou R$ 5,3 bilhões no trimestre, uma queda de LfL de 8% na comparação anual, sofrendo com uma base de comparação difícil, mas com crescimento de de 9,5% vs. 3T19, com itens alimentares mantendo estabilidade na comparação anual e itens não alimentares apresentando queda de LfL de 29,3% no 3T21, dada a base de comparação elevada (+ 43,6% LfL a/a). O ponto de destaque no canal de varejo é a penetração de marca própria em 18% das vendas, demonstrando a importância e eficácia da estratégia, principalmente em um momento de inflação e desemprego elevados.