Depois do anúncio da aquisição da Pastíficio Santa Amália no mês passado, a Camil deu mais um passo na sua estratégia de expansão e diversificação via aquisições, ao anunciar que celebrou com a JDE Brasil acordo para compra da marca de cafés Seleto, marcando sua entrada no segmento e indo ao encontro do seu objetivo estratégico de aquisições de marcas e ativos no setor de consumo da América do Sul. O desejo de ingressar no ramo cafeeiro é antigo e, mês passado, o CEO da companhia havia reiterado que o movimento fazia sentido para a Camil por tratar-se de um mercado com similaridades com os quais já atuam, por se tratar de um produto tradicional na cesta do consumidor brasileiro, com alto giro, e distribuído nos mesmos canais de vendas. Enxergamos sinergias principalmente no uso do mesmo time de vendas e das mesmas equipes de promoção em supermercados que já fazem parte da base de clientes da Camil, podendo potencializar novamente as vendas de uma marca que já possuiu grande reconhecimento nacional, mas que perdeu mercado nos últimos anos. Além do café Seleto, a holandesa JDE é dona também das marcas do café Pilão, Pelé e Ponto, sendo a segunda maior empresa do mercado, atrás apenas da Três Corações e seguida pela Melitta. O Brasil é o maior produtor e segundo maior consumidor de café do mundo, com um consumo doméstico de mais 21 milhões de sacas (~1,3 milhões de toneladas e ~R$ 30 bilhões) e um crescimento médio anual de aprox. 3% nos últimos 20 anos.