A Azul divulgou ontem os resultados operacionais de dezembro de 2021, consolidando o volume de ASK e RPK do trimestre e do ano. Com as restrições do tráfego internacional, a companhia reportou um crescimento importante da oferta e do tráfego domésticos. Ambos reportaram um crescimento de 21% frente a dezembro de 2019, influenciados pela alta temporada de final de ano. Com esse resultado, a companhia encerrou o ano com crescimento no transporte doméstico frente ao período pré-crise (2,8% para o ASK e 6,8% para o RPK). Nessa linha, a taxa de ocupação das aeronaves apresentou estabilidade na comparação mensal, porém uma leve redução na comparação anual (-3 p.p.). No consolidado a companhia atingiu 83% do RPK e 87% do ASK de 2019, ainda impactada pelo fluxo internacional, que se encontra em 20% do período pré-pandemia. Adicionalmente, segundo matéria do Valor, os surtos de gripe e ômicron impactaram cerca de 10% da operação da empresa, cerca de 90 voos por dia, e a Azul tem sofrido mais que os concorrentes por suas operações já estarem significativamente maiores do que antes da pandemia.