Em seu segundo trimestre, o Assaí (ASAI3) reportou resultados majoritariamente em linha com nossas estimativas, com a receita líquida atingindo R$ 16 bilhões (+20,3% na comparação anual), mas com o same store sales apresentando queda de 2,0% dado o impacto da menor inflação de alimento. O Ebitda totalizou R$ 1,1 bilhão (+13,8%), enquanto a margem Ebitda foi de 7,0% (-0,4 p.p.), ainda impactada pelas lojas em maturação, mas ainda bastante resiliente. Ainda, o lucro líquido apresentou queda de 51,1%, pressionado pela maior alavancagem e pelo custo da dívida. O principal ponto de atenção em relação à tese de investimento continua sendo a alavancagem financeira, que apresentou redução, encerrando o trimestre em 2,62x dívida líquida/Ebitda ajustado (-0,2x vs. primeiro trimestre e -0,1x vs. segundo trimestre de 2022), mas ainda cedo para indicar uma tendência de reversão, principalmente considerando os desembolsos adicionais ainda remanescentes relacionados à aquisição das lojas Extra.