A Aliansce Sonae celebrou contrato para venda da totalidade de suas participações no Boulevard Londrina Shopping e no Boulevard Shopping Vila Velha.
Segundo a companhia, o valor total dos desinvestimentos é de R$176,7 milhões, com cap rate de 8,7%, baseado no NOI estimado dos shoppings para o ano de 2022. A venda do Londrina poderá ser acrescida de remuneração variável (earn-out), baseada no desempenho do shopping em 2023. Incluindo a expectativa de earn-out, o cap rate da transação é de 8,1%.
Em adição ao desinvestimento dos shoppings Londrina e Vila Velha, a Aliansce comunicou que o comprador da transação também assinou opções de compra para participações minoritárias em três shoppings da Companhia, sendo participação de 5,5% no Shopping da Bahia; participação de 17,5% no Plaza Sul Shopping; e participação de 27,5% no Passeio das Águas Shopping. Essas opções devem ser exercidas até 15 de dezembro de 2022. Neste sentido, o valor total desses potenciais desinvestimentos é de R$288,5 milhões, com cap rate de 7,6%, baseado no NOI estimado dos shoppings para o ano de 2022. No exercício, as opções Plaza Sul e Passeio das Águas poderão ser acrescidas de earn-out, baseado no desempenho dos shoppings em 2023. Incluindo a expectativa de earn-out, o cap rate dessa transação é de 7,2%
Entendemos que a venda de participação do Londrina e Vila Velha já fazia parte do plano para a fusão com a brMalls e esperamos que as ações ALSO3 tenham uma reação positiva após a venda com cap rate atrativo.