A Ser Educacional anunciou o lançamento da b.Uni, a primeira fintech do setor de educação superior. Ela está integrada ao ecossistema da companhia e, assim, a Ser concretiza mais um passo na sua estratégia de montar um ambiente completo, que sirva a todas as necessidades de seu público. A b.Uni irá concorrer com fortes players como Nubank, Inter, C6, Neon etc.. Entendemos que a Ser Educacional tem a vantagem da relação com seus alunos, professores e colaboradores e pode usar isso para alavancar a b.Uni. Porém, ainda não está claro o escopo e a estratégia de uso da b.Uni para uma avaliação mais precisa. A fintech poderia ser usada como meio de pagamento dos salários dos professores e colaboradores, incentivando a abertura de contas. Talvez venha a dar descontos na mensalidade para aqueles que tiverem conta e pagarem pela b.Uni. A desvantagem é que esse não é o core business da Ser Educacional, que pode encontrar dificuldades para captar clientes, mesmo dentro do seu público, e conseguir oferecer serviços competitivos em relação aos grandes players do mercado. Ademais, esse é um mercado com muitos novos entrantes e concorrência ainda mais acirrada. Ainda assim, é uma iniciativa ousada e que pode agregar valor ao ecossistema da Ser.