Notícia

Termômetro do Mercado: Inflação nos Estados Unidos deve contagiar o mercado global

Apesar dos acontecimentos internos, como a tensão política e a proposta de alteração do Imposto de Renda que, segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deve ser votada hoje, a influência mais importante do mercado vem dos Estados Unidos, com a divulgação, agora pela manhã, dos dados sobre a inflação.

O índice de preços ao consumidor americano, IPC, apresentou alta de 0,5% em julho, em linha com o esperado pelo mercado e abaixo da leitura anterior de 0,9%. Na base anual, o indicador acumulou alta de 5,4%, um pouco acima dos 5,3% projetados. Já o IPC na base mensal e anual subiram 0,3% e 4,3% respectivamente.

Na Alemanha, o índice de preços ao consumidor subiu 3,8% em julho na comparação com julho de 2020, de acordo com instituto de estatísticas alemão. O resultado ficou acima do projetado pelo The Wall Street Journal, que cravava alta de 3,1% após consulta a economistas.

Na Itália, o mesmo índice subiu 1,9% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Outro assunto internacional que atrai a atenção, além da alta dos casos de covid-19 que devem estar sempre no radar, é o pacote de investimento em infraestrutura nos Estados Unidos que pode chegar a US$ 1 trilhão. Aprovado ontem pelo Senado, ele segue para a Câmara dos Representantes, sendo que a presidente da casa, Nancy Pelosi, já afirmou que não pretende colocar o projeto em votação antes que o Senado aprove uma proposta de Orçamento.

Após o anúncio do IPC nos Estados Unidos os índices futuros americanos operam em ligeira alta. O mesmo acontece com as bolsas europeias, enquanto as asiáticas já tinham fechado a quarta-feira majoritariamente em alta.

Brasil

No Brasil, o principal indicador desta quarta-feira vem das vendas do varejo que apresentaram queda de 1,7% em junho em comparação a maio de 2021, segundo informou há pouco o IBGE.

Foi a maior retração do setor neste ano e a segunda maior para um mês de junho desde o início da pesquisa, em 2000. A expectativa era alta de 0,7%. Mesmo assim, o varejo se encontra, com o resultado agregado de junho, 2,6% acima do patamar pré-pandemia.

Na base anual, o comércio varejista cresceu em junho 6,3% em comparação ao mesmo mês de 2020. É o quarto crescimento consecutivo.

Os principais produtos que colaboraram com a queda nas vendas vieram dos setores de tecidos, vestuário e calçados, com vendas 3,6% menores. Já o segmento de livros, revistas e papelaria cresceu 5,0% em junho, o que não recupera as perdas de 22,8% do setor, acumuladas entre janeiro e junho.

Balanços

O meio da semana é marcado pela chuva de balanços proporcionada pela temporada brasileira de resultados que está na reta final. Um influenciador positivo para o mercado, já que a maioria das companhias aumenta expressivamente o lucro líquido e muitas revertem o prejuízo. Em ambas as situações, as comparações são feitas com base no segundo trimestre de 2020 que, por muitos, é considerada uma base fraca devido a baixa atividade imposta pela pandemia, o que deve ser ponderado.

A Santos Brasil Participações, empresa que atua na operação portuária de contêineres no país, registrou lucro líquido de R$ 60.4 milhões no segundo trimestre de 2021, revertendo prejuízo de R$ 9,4 milhões obtido no mesmo período de 2020. O Ebitda somou R$ 147,7 milhões no período, alta de 250% ante o mesmo intervalo do ano passado.

Positivo

Com lucro líquido de R$ 51,543 milhões no segundo trimestre deste ano, a Positivo Tecnologia também reverteu prejuízo na casa dos R$ 8,6 milhões, registrados no mesmo período de 2020. O Ebitda saiu dos R$ 8,233 milhões no período de 2020 para R$ 101,898 milhões neste ano.

O resultado financeiro ficou negativo em R$ 49,5 milhões, aumento de 480,8% explicado pela companhia pela variação cambial no trimestre.

BR Distribuidora

A BR Distribuidora teve alta do seu lucro líquido de 103,2% quando comparado ao segundo trimestre de 2020, chegando a R$ 382 milhões. Na comparação com o primeiro trimestre deste ano, registrou queda de 22,4%, quando obteve R$ 492 milhões.

A receita líquida foi de R$ 29,023 bilhões entre abril e junho de 2021, alta de 95% em relação ao segundo trimestre de 2020 e de 11,1% em relação aos três primeiros meses deste ano.

Porto Seguro

A Porto Seguro apresentou uma pequena oscilação positiva, de 0,3%, comparando o segundo trimestre deste ano com o de 2020, contabilizando lucro líquido de R$ 658,6 milhões.

O retorno sobre o patrimônio médio foi de 31,9%, 3 pontos percentuais acima do verificado no segundo trimestre de 2020.

C&A

No segmento varejista, a C&A apresentou seus resultados ontem com lucro líquido de R$ 69,2 milhões no segundo trimestre de 2021, revertendo prejuízo de R$ 192,1 milhões reportados no mesmo período do ano passado.

Segundo a companhia, a reversão se deve pelo reconhecimento de créditos não recorrentes que, se excluídos, apontariam um prejuízo de R$ 83,8 milhões entre abril e junho.

A C&A ressalta investimento de R$ 141,6 milhões no período, que representa avanço de 212,6% no comparativo anual. O principal destino dos investimentos foi em tecnologia e digital.

Taurus

Com 50% de aumento na produção entre abril e maio, a fabricante de armas Taurus obteve aumento de 396% no lucro do segundo trimestre na comparação anual, chegando a R$ 193,6 milhões.

A receita da companhia subiu 48,8%, chegando a R$ 651 milhões, sempre comparando com o mesmo período do ano anterior.

Por operação, a unidade brasileira registrou incremento na produção de 25,3%, enquanto a fábrica no estado americano de Georgia cresceu 119,4%. No período a empresa produziu 500 mil armas.

Marfrig

A Marfrig ganha espaço no noticiário desta quarta-feira por dois motivos. O primeiro é a divulgação dos seus resultados em que apresentou lucro de R$ 1,7 bilhão no segundo trimestre de 2021, com receita líquida de R$ 20,6 bilhões. Tanto lucro quanto receita foram 9% superiores ao mesmo período de 2020.

Segundo a companhia, que é uma das maiores produtoras de proteína animal do planeta, o resultado expressivo do segundo trimestre foi marcado pelo excelente cenário nos Estados Unidos. No trimestre, o volume de abate da indústria norte-americana foi de 6,6 milhões de cabeças, crescimento de 17,4% em comparação a igual período de 2020.

Outra manchete com o nome da Marfrig vem com o anúncio feito pela companhia do pagamento de quase R$ 1 bilhão em dividendos, o equivalente a R$ 1,4 por ação, agendado para o dia 28 de setembro.

Raia Drogasil

Outra empresa que estendeu o noticiário para além dos resultados corporativos foi a RD, dona das redes de drogarias Raia e Drogasil. O conselho de administração da Raia Drogasil aprovou, sem restrições, a aquisição de 100% da Cuco Health, plataforma digital que auxilia na aderência de pacientes ao tratamento, considerado um dos principais problemas de saúde, segundo a própria empresa.

A rede de farmácias ainda irá estudar a necessidade de aprovação da compra pela Assembleia Geral de Acionistas e aguarda submissão do acordo ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica, Cade.

Como resultado, a RD apresentou no segundo trimestre lucro líquido de R$ 266,4 milhões, salto de 342,5% ano a ano. Em termos ajustados o lucro somou R$ 232 milhões no período, crescimento de 276%.

Santander e Getnet

Segundo o Santander, a Comissão de Valores Mobiliários, CVM, concedeu o registro de companhia aberta para a empresa de adquirência Getnet.

A B3 já tinha aceitado o pedido de listagem da Getnet em 5 de agosto.

Embraer

A Embraer comunicou ao mercado que a Eve Urban Air Mobility Solutions assinou memorando de entendimento com a Kenya Airways, por meio de sua subsidiária integral Fahari Aviation, divisão voltada a sistemas de aeronaves não tripuladas da Kenya.

Segundo a empresa brasileira, a parceria contribuirá para estabelecer processos para dimensionar a operação segura de aeronaves de decolagem e pouso verticais.