O último dia do primeiro semestre chega com os mercados oscilando bastante, mas próximos da estabilidade. Operam divididos entre o otimismo da recuperação econômica e a cautela devido à pressão inflacionária e aos casos crescentes de Covid-19 provocados pela variante Delta.
Nesta quarta-feira, as bolsas americanas operam com variação na expectativa dos vários dados econômicos que serão anunciados durante o dia, mas se acomodam após mais uma sessão de alta. Até a essa altura do ano, o índice S&P acumula alta de 14%, Nasdaq e Dow sobem 12% cada.
Há pouco, foi divulgado o número sobre empregos privados nos Estados Unidos. Foram criadas 692 mil novas vagas em junho, de acordo com o relatório do processador de folhas de pagamento, ADP. O esperado eram 600 mil vagas.
O relatório ADP é uma prévia do Payroll, que inclui o setor público e privado, que será conhecido na próxima sexta-feira, 2. A previsão é que a taxa de desemprego fique em 5,7% e criação de 700 mil novas vagas.
Mais tarde serão anunciados o PMI de Chicago e a atualização dos estoques de petróleo dos EUA.
Na China, foram divulgados nesta quarta-feira, 30, os dados sobre o crescimento da atividade industrial do país relativo ao mês de junho. Foi de 50,9 contra 51,0 em maio. Analistas esperavam recuo para 50,8. O índice permanece acima de 50, número que separa crescimento de contração.
Brasil
No Brasil, as projeções de inflação foram revisadas pelo mercado, após a Agência Nacional de Energia Elétrica anunciar ontem o reajuste de 52% na bandeira tarifária vermelha 2. As estimativas passaram a variar entre 6% e 6,71%. O teto da meta é de 5,25%.
Agora pela manhã, foi divulgada a taxa de desemprego de abril. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua, divulgada pelo IBGE, a taxa de desemprego se manteve em 14,7% no trimestre móvel encerrado em abril.
O índice está 0,4 ponto percentual acima quando comparado ao trimestre encerrado em janeiro. Com isso, o número de desempregados no Brasil é de 14,8 milhões.
Via
Dona das Casas Bahia e Ponto, antiga Ponto Frio, a Via deve lançar no último trimestre deste ano, um pacote de serviços logísticos para o marketplace que vai da armazenagem dos produtos, recebimento dos pedidos à entrega ao consumidor final.
A estratégia da empresa é oferecer o serviço também aos seus concorrentes como Magalu e Americanas, principalmente para a logística de itens pesados. Outro diferencial do projeto é a possibilidade para os lojistas venderem em qualquer site ou aplicativo da companhia, podendo deixar os produtos estocados em suas centrais. A via receberá um percentual sobre a venda entre 13,5% e 16%.
Magazine Luiza
O Magazine Luiza prepara sua chegada ao Rio de Janeiro com a abertura de 50 lojas nas próximas semanas, sendo que 23 serão inauguradas em um único dia.
A estratégia de abertura massiva de lojas faz parte do planejamento de crescimento multicanal, já que as vendas online são mais fortes onde a companhia tem pontos físicos, que trabalham como suporte e minicentros de distribuição.
Além da participação da cantora Anitta, a campanha de marketing financiará a reforma de ônibus do sistema BRT, que ganharão wi-fi gratuito por seis meses.
CSN
A CSN confirmou a compra da Elizabeth Cimentos por meio da CSN Cimentos. Uma aquisição de R$ 1,08 bilhão que adiciona à capacidade produtiva da CSN Cimentos 1,3 milhão de tonelada ano, passando a produzir 6 milhões de toneladas ano.
B3
A B3 ajustou os valores dos dividendos referentes ao primeiro trimestre de R$ 0,1684 para R$ 0,1685 por ação, e dos juros sobre capital próprio referentes ao segundo trimestre que passaram de R$ 0,04607 para R$ 0,04610 por ação, com retenção de 15% de Imposto de Renda.
O pagamento de ambos, aprovado pelo Conselho de Administração da B3, será feito em 7 de julho, considerando a base acionário de 29 de junho.
Klabin
A Klabin aprovou 23 projetos especiais de expansões com investimento total de R$ 342 milhões, dos quais R$ 125 milhões serão desembolsados em 2021 e o restante será desembolsado em 2022.
A maior parte dos investimentos (R$ 251 milhões) será direcionada ao aumento da capacidade de conversão de papéis em embalagens e a uma nova linha de sacos. O recurso restante (R$ 91 milhões) terá como foco a otimização de custos. Com isso a companhia visa aumentar seu preço médio, com produtos de maior valor agregado.
Além disso, corrobora com a nossa visão de um mercado doméstico para embalagens bastante aquecido principalmente no setor de alimentos. Esse valor acrescenta 6% ao investimento programado para os anos de 2021 e 2022.
BR Distribuidora
Será conhecida hoje a precificação das ações da BR Distribuidora pertencentes à Petrobras, que venderá os 37,5% de sua participação acionária na companhia.
Ânima Educação
Em fato relevante, a Ânima Educação comunicou nesta terça-feira, 29, a alienação da Bahema Educação, das Escolas Internacionais de Florianópolis e de Blumenau, do Colégio Tupy de Joinville, além de compromisso de sublocação de espaços nos campi das Instituições de Ensino Superior da companhia para a abertura de unidades da Bahema.
De acordo com o comunicado, o negócio gira em torno de R$ 36,449 milhões, sendo R$ 30 milhões como valor fixo mínimo e R$ 6,449 como earn out, pagamento condicionado ao desempenho futuro da empresa.
A concretização final da transação está condicionada a determinadas situações não informadas e da aprovação pelo Conselho de Administração de Defesa Econômica, Cade.