Depois do anúncio da ata da última reunião do FED, a opinião entre investidores se dividiu. Isso porque não ficou claro os próximos passos que serão dados em relaçao à política monetária nos Estados Unidos. No documento, alguns integrantes do órgão demonstraram cautela em relação à inflação norte-americana e abriram a possibilidade de retirada dos estímulos concedidos em decorrência da pandemia. A dos que acham que o avanço da inflação é uma realidade e que, se isso acontecer, o FED deve aumentar os juros antes de dezembro de 2022; e a dos especialistas que interpretam a retirada dos incentivos como um sinal de retomada da economia norte-americana. Ou seja: é o olhar para o copo meio cheio e meio vazio. Um dado que pode ajudar nessa interpretação é o do índice de emprego, que será divulgado hoje nos Estados Unidos.
Na incerteza, as bolsas americanas fecharam em queda no dia de ontem. No Brasil, não foi diferente. Após uma sequência de quatro dias em alta, o Ibovespa fechou a quarta-feira em queda de 0,28%. Nesta quarta-feira. Mesmo assim, resistiu à pressão, encerrando o pregão em um patamar mais alto do que a mínima do dia anterior. Isso faz com que a quinta-feira, 20, seja um dia de observação. Já o dólar fechou em alta de 1,17%.
Enquanto isso, o esperado depoimento do ex-ministro Eduardo Pazuello na CPI da Covid, após horas de sessão, não terminou. Ele terá continuidade hoje com os questionamentos de 23 senadores inscritos.
Eletrobras
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem, 19, a Medida Provisória sobre a privatização da Eletrobras. De acordo com a proposta, será feita uma oferta pública de novas ações, reduzindo a participação do governo na estatal, que cairá de 60% para 45%. Mesmo com participação minoritária, a União terá poder de veto em algumas situações, por ter adquirido o direito a uma ação especial chamada Golden Share. Agora, os deputados devem analisar os “destaques”, que podem alterar a proposta. A MP ainda passará pela aprovação do Senado.
Sinqia
Em comunicado ao mercado, a empresa informou sobre uma parceria comercial com a Sensedia S.A., empresa de plataforma de gerenciamento de APIs, com diversos clientes entre grandes varejistas, financeiros e bancos, além de indústrias. O intuito da parceria será permitir a conexão das soluções de Open Banking da Sinqia nos mais diferentes players, por meio da plataforma de APIs da Sensedia.
Banco ABC e Banco Inter
O Inter e o Banco ABC anunciaram na noite de ontem uma parceria comercial não exclusiva para complementar suas atuações no segmento de mercado de capitais, sendo inicialmente em DCM (Debit Capital Markets), podendo se expandir para ECM (Equity Capital Markets). Na nossa visão, a parceria é positiva para ambos os bancos, tendo maior upside para o Banco ABC que terá acesso à ampla rede de distribuição do Inter, que atualmente conta com 11 milhões de clientes.
Tegra
Há 40 anos no mercado imobiliário brasileiro, a Incorporadora Tegra tem seu pedido de listagem e admissão à negociação de suas ações aceito pela B3. Elas serão emitidas no Segmento Básico, com início em 24 de maio de 2021. O nome da companhia no pregão será Tegra Incorp., com código de negociação TEGA3.
BTG
O BTG Pactual concluiu ontem a aquisição da totalidade das ações do Banco Pan, ao adquirir as ações em poder da Caixa Participações, subsidiária da Caixa Econômica Federal. Elas representavam 49,2% do capital votante do Banco Pan, equivalente a 26,8% do capital social total. Em seguida, o BTG comunicou a compra, pelo Banco Sistema, subsidiária do BTG, de 1% das ações do Banco Pan.
Inepar
A Inepar, holding que atua no setor de infraestrutura, por meio do seu Conselho de Administração, apresentou ontem uma proposta de desdobramentos de suas ações ordinárias. A proposta, com proporção de desdobramento de 1 para 20, ainda deve ser deliberada pelos acionistas em assembleia geral.