Notícia

Termômetro do Mercado: Semana começa movimentada por Lojas Renner, Braskem e Hypera

O mercado local começa a semana de olho principalmente nos acontecimentos em Brasília, depois do presidente Jair Bolsonaro dizer, na última sexta-feira, que quer “bater o martelo” sobre o Orçamento ainda nesta segunda. Além disso, aumenta a expectativa sobre os trabalhos da CPI da Pandemia, sobre a gestão do governo federal no combate à covid-19.

No exterior, uma notícia que pode trazer alento aos investidores é o anúncio feito pela Pfizer de que vai entregar à União Europeia mais 100 milhões de doses de sua vacina contra a covid-19 ainda em 2021. O bloco deve receber o total de 600 milhões de doses do imunizante produzido em parceria com a BioNTech até o final do ano, sendo 250 milhões delas no segundo trimestre.

No âmbito corporativo, a Lojas Renner confirmou na manhã desta segunda-feira que realizará uma oferta subsequente de ações (follow-on) para vender 102 milhões de novos papéis, que pode movimentar um valor próximo a R$ 6,5 bilhões. O preço por ação será definido em 29 de abril, após o fim do processo de ‘bookbuilding’. Os novos papéis começam a ser negociados na B3 em 3 de maio.

Segundo informações da Coluna do Broadcast, do Estadão, o fundo soberano dos Emirados Árabes Unidos, Mubadala, está em conversas com a Odebrecht, agora chamada de Novonor, sobre uma possível aquisição da participação de 50,1% na Braskem. Segundo informações da coluna, a  Petrobras, que é detentora do restante da Braskem, não deve se opor ao desinvestimento.

Sobre a Petrobras, Marcelo Gasparino da Silva, eleito em assembleia da semana passada como representante dos minoritários no conselho de administração da companhia, renunciou ao cargo. Ele deixa sua cadeira no colegiado no final de maio.

Hypera Pharma e JBS

A movimentação de fusões e aquisições continua no radar do mercado. A Hypera anunciou a compra de 22,5% do capital da Consulta Remédios, com possível aumento dessa fatia posteriormente. A Consulta Remédios é a maior plataforma de acesso e consulta de informações de medicamentos do Brasil e o quinto maior portal farmacêutico do mundo em número de visitantes.

Nesta manhã, a JBS revelou que fechou a aquisição da holandesa Vivera por 341 milhões de euros. A empresa é a terceira maior fabricante de produtos à base de plantas na Europa e tem presença relevante em países como Holanda, Reino Unido e Alemanha.

A JBS USA, subsidiária da JBS nos Estados Unidos, vai recolher cerca de 2,2 toneladas de carne desossada importada no país, informou o Departamento de Agricultura americano. Segundo a nota, o produto pode estar contaminado com a bactéria Escherichia coli.

A Porto Seguro e a Health for Pet, empresa do grupo que opera planos de saúde para animais de estimação, fecharam um acordo de combinação de operações com a Petlove, pet shop online. Com isso, a Porto Seguro passará a deter 13,5% de participação da Petlove e irá transferir a operação da Health for Pet para a empresa de pets, incluindo o lançamento de uma nova marca de planos, a Porto.Pet.

Agenda Econômica

Entre os indicadores divulgados nesta segunda-feira, destaque para o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) medido pelo Banco Central, com avanço de 1,70% em fevereiro ante janeiro, na série já livre de influências sazonais. Em janeiro, o avanço havia sido de 1,25% (dado revisado). No primeiro bimestre, a economia brasileira teve crescimento de 0,23%, segundo o BC.

Saíram também alguns índices de inflação, como a segunda prévia de abril do IGP-M, divulgada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com alta de 1,17% ante 2,98% na mesma prévia de março.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), divulgado pela Fipe e que mede a inflação na cidade de São Paulo, desacelerou a 0,65% na segunda quadrissemana de abril, na comparação com a primeira leitura do mês, quando atingiu 0,71%.