Notícia

Termômetro do Mercado: Atenção para Cia. Hering, Arezzo, BTG Pactual e Banco Pan

Os mercados europeus operam em alta nesta quinta-feira, com a percepção dos investidores de que os juros tanto na União Europeia, quanto nos Estados Unidos devem permanecer mais um tempo sem altas, o que favorece a recuperação das economias. Os balanços divulgados por empresas norte-americanas também reforçam este otimismo.

No noticiário corporativo local, o segmento de varejo mais uma vez se destaca, depois que a Cia. Hering anunciou a recusa de uma proposta da Arezzo para uma fusão entre as duas empresas.

Segundo a Cia. Hering, a proposta “não atende ao melhor interesse dos acionistas e da própria companhia”, que pretende “seguir na execução do seu plano estratégico que combina construção de marcas, expansão e integração de canais, e modernização do supply chain, com foco no cliente e na sustentabilidade”.

A Arezzo revelou que a proposta previa a incorporação das ações da Hering mediante uma relação de troca na proporção de uma ação ON da Cia. Hering por 0,1686 ação da Arezzo, o equivalente a um prêmio de 20% sobre o preço médio ponderado por volume (VWAP) no período de 90 dias antes do envio da proposta. Além disso, haveria o pagamento em dinheiro de R$ 1,29 bilhão aos acionistas.

Outro ponto de atenção para os investidores nesta quinta está na compra da fatia da Caixa Econômica Federal no Banco Pan, pelo BTG Pactual. Segundo informações do Valor Econômico, o Ministério Público Federal pediu que o Tribunal de Contas da União (TCU) suspenda a operação. Na representação, o MPF argumenta que “é necessária lei específica, em cada caso, para a criação de empresas estatais, e por decorrência, também para que sejam as mesmas privatizadas ou extintas”.

A EDP Brasil divulgou suas prévias operacionais referentes ao primeiro trimestre. No segmento de distribuição, o volume de energia distribuída cresceu 4,4%. A empresa diz que o consumo de energia distribuída no trimestre é resultante das elevadas temperaturas registradas no período, do baixo volume de precipitação e da expansão no número de clientes.

Positivo e Sanepar

A Positivo Tecnologia anunciou a incorporação das operações da marca de computadores Compaq no Brasil. Assim, a companhia vai comercializar modelos de notebooks, desktops e all-in-one da marca que pertence à HP Inc.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) aprovou um aumento de 5,7701% na tarifa de água e esgoto praticada pela Sanepar. A tarifa de R$ 5,6675/m³ deverá ser aplicada no período de 30 dias após a publicação da resolução.

Na agenda econômica, destaque para o IGP-10, divulgado nesta manhã pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com alta de 1,58% em abril, ante avanço de 2,99% em março.

O IBGE divulgou a Pesquisa Mensal de Serviços referente a fevereiro, com o setor apresentando avanço de 3,7% na comparação com janeiro. Na comparação com fevereiro do ano anterior, houve redução de 2,00% em fevereiro de 2021, já descontado o efeito da inflação.