A Telefônica Brasil, operadora da Vivo, celebrou acordo com a canadense CDPQ e a espanhola TEF Infra, controlada da Telefónica, para a construção, desenvolvimento e exploração da rede de fibra ótica neutra e independente de atacado no mercado brasileiro por meio da FiBrasil.
De acordo com o comunicado, através desta Transação, a Vivo, a TEF Infra, e a CDPQ vão acelerar a expansão da rede fiber-to-the-home (FTTH) para novas localidades, enquanto capturam valor pela penetração de terceiros. O plano de negócios da FiBrasil visa atingir cerca de 5,5 milhões de lares em 4 anos, com foco em cidades médias fora do Estado de São Paulo.
A CDPQ irá contribuir com um investimento de até R$ 1,8 bilhão, em troca de uma participação de 50% na empresa. A Telefônica Brasil vai contribuir com, aproximadamente, 1,6 milhão de casas passadas em FTTH que atualmente são por ela operados nesta tecnologia, e será ainda cliente âncora da nova empresa, consolidando-se assim como operador líder convergente no País.