Clube de Investimentos

São grupos de pessoas com interesses comuns que aplicam seus recursos em títulos e valores mobiliários, podendo investir em várias empresas de diferentes setores da economia, diversificando os investimentos, para aumentar as chances de retorno. É uma boa alternativa para quem ainda não conhece o mercado financeiro.

O Clube de Investimento deve ter no minimo 3 (três) membros para iniciar as atividades e, no máximo, 50. Nenhum cotista pode ter mais que 40% do total de cotas do Clube. As operações são realizadas via mesa de operação ou pelo Home Broker; e a gestão da carteira pode ser feita por um ou mais cotistas ou por um profissional qualificado, autorizado pela CVM. A Novinvest será a administradora, responsável pelo bom funcionamento, custódia e pelos serviços relacionados direta e indiretamente ao clube. Os clubes são regulamentados pela normativa: Instrução CVM nº 494/2011.

Algumas outras regras se aplicam ao Clube de Investimento que deve possuir, no mínimo, 67% de seu patrimônio líquido investido em ações; bônus de subscrição; cotas de fundos de índices de ações negociados em mercado organizado; certificados de depósitos de ações; debêntures conversíveis em ações de companhias abertas; bônus de subscrição. O valor financeiro restante pode ser investido em alguns outros ativos como em: operações com Termo, Opções, BTC e etc.

Os participantes do clube têm acesso a suas aplicações ao receber um extrato mensal, ou através do acesso direto e on-line a movimentação do clube. O extrato contém informações como o valor do patrimônio do clube, número de cotas, valor da cota, rendimento da cota no período e participação do acionista no total do clube. No qual se o cotista quiser fazer o resgate, será necessário comunicar à corretora. O valor do resgate sempre vai ser o do dia útil seguinte ao pedido de resgate.

Vantagens

Com menos exigências de controles, os custos dos clubes são reduzidos em comparação aos fundos de investimento e com uma manutenção mais barata e simples.

 

Qualquer pessoa pode fazer aplicações, mesmo que não tenha grandes recursos.

 

É possível diversificar a carteira, investindo em ações de diferentes empresas e setores.

 

Todos os participantes acompanham diretamente seus investimentos.

 

O recolhimento do IR só é pago quando ocorre ganhos de 15% sobre a rentabilidade, no momento do resgate das suas cotas.

 
  1. Organize o seu grupo com no mínimo três e no máximo 50 membros;
  2. Defina a aplicação de cada investidor no Clube. O valor mínimo do investimento do grupo deve ser de R$ 500.000,00;
  3. Defina quem será o gestor (podendo ser um cotista ou um gestor qualificado);
  4. Elabore o estatuto, termo de adesão, ciência e documentação necessária junto com à Novinvest;
  5. Cadastre todos os membros na corretora. Documentação necessária para os cotistas:
    Ficha cadastral, xerox do RG, CPF e comprovante de residência;
    Termo de Constituição (responsabilidade da corretora).

PRONTO! AGORA É SÓ AGUARDAR A LIBERAÇÃO DO CLUBE E INICIAR SUAS APLICAÇÕES NOS ATIVOS ESCOLHIDOS!

PARA MAIS INFORMAÇÕES ACESSE