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GMAT3 tem SSS de 10,4% no 2T23

O Grupo Mateus (GMAT3) reportou resultados sólidos no trimestre, destoando da tendência de queda no same store sales (SSS) verificada nos resultados do Assaí e do Carrefour Brasil. A receita líquida totalizou R$ 6,4 bilhões (+23,6% na comparação anual e +1,1% na comparação com nossas estimativas), com os principais vetores de crescimento sendo o segmento de atacarejo, que apresentou crescimento de 31,9% na comparação anual e SSS de 9,4%, e o atacado, que apresentou expansão de 19,1%. No consolidado, o SSS foi de 10,4%, o que vemos como positivo dada a forte base de comparação (16,7% no segundo trimestre de 2022) como consequência das vantagens competitivas que a empresa possui nas regiões em que atua. Já o lucro bruto atingiu R$ 1,4 bilhão (+19,4% na comparação anual), com margem bruta de 21,8% (-0,8 p.p.), com o impacto sendo consequência de uma precificação mais agressiva, mas com melhora em relação ao primeiro trimestre (+0,7 p.p.), explicada pela finalização da pressão ocasionada pelo ajuste do nível de estoque no quarto trimestre de 2022, além da melhor performance das lojas inauguradas nos últimos dois anos. Excluindo o efeito não recorrente de créditos tributários e provisões, o Ebitda ajustado foi de R$ 482 milhões (17,6% na comparação anual e +8,6% na comparação com nossas estimativas), com margem Ebitda de 7,5% (-0,4 p.p. na comparação anual e +0,5 p.p. na comparação com nossas projeções). No bottom line, o lucro líquido foi de R$ 295 milhões, refletindo o bom desempenho nas outras linhas, a despeito do crescimento de 86,4% na comparação anual nas despesas financeiras. Nesse sentido, mantemos nossa recomendação de compra para as ações da empresa, justificada por: (i) sólida execução do plano de expansão; (ii) cerca de 30% do parque de lojas têm um ano ou menos de maturação, o que deve contribuir para os resultados futuros na medida em que amadurecem; (iii) maior escala e capacidade de distribuição nas regiões Norte e Nordeste e (iv) valuation atrativo, de 9,6x 2024E.